RTP: primeiro candidato apresenta-se. Apresenta-se mesmo?

Começou o processo de venda parcial da RTP. O primeiro candidato apresentou-se: é a Newshold. Não é propriamente novidade mas o  comunicado em que o  anúncio é feito acrescenta alguns elementos novos. Veja-se:

Se a identificação completa dos accionistas da empresa foi entregue na CMVM, os meios de comunicação têm o dever de saber exactamente quem são os acionistas da NEWSHOLD”,  (…) “todos os acionistas da Newshold, não obstante terem nacionalidade angolana, são também cidadãos de nacionalidade portuguesa”. Um deles, de resto, é mesmo identificado como tendo sido “62 vezes internacional português e 7 vezes campeão nacional sénior em diversas modalidades desportivas”.

O Expresso procurou saber mais e…

“O Expresso apurou, entretanto, que esta descrição corresponde a Rui Mingas, ex- embaixador de Angola em Portugal, um conhecido cantor e, antes disso, atleta de alta competição do Benfica. Rui Mingas é um alto dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a sua ligação à Newshold era desconhecida.”

“Contactada pelo Expresso, a CMVM recusou fazer quaisquer comentários sobre este assunto. Segundo as informações recolhidas pelo Expresso, a CMVM sabe, de facto, quem são os acionistas da Newshold, mas não poderá divulgá-los por questões de segredo profissional e por só ter sob sua alçada empresas cotadas em bolsa – o que não é o caso da Newshold.”

E o Expresso recorda:

“Recorde-se que em 2010, quando tentou aprofundar a titularidade do “Sol”, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social acabou num beco sem saída com o nome Pineview Overseas, SA – sociedade anónima sedeada numa offshore do Panamá. Os administradores dessa empresa são Edgardo E. Diaz e Maria Vallarino.”

Acrescente-se que em 2010, os inquiridos pela ERC no caso “SOL” quando questionados sobre a identidade dos investidores angolanos da NewsHold, ou não responderam, ou afirmaram desconhecer. A única resposta concreta  foi de Ana Bruno: “são alguns investidores, nomeadamente Domingos Vunge e Vítor Fernandes.” (in acta da audição de Ana Bruno).

Na deliberação aprovada pela ERC sobre o caso SOL, pode ler-se (pág. 34, n.º 103):

“(…) Entendeu então o declarante “que se deveria opor juridicamente [à operação de venda das suas participações à Newshold]”, entre outras razões “porque desconhecia quem eram as pessoas que estavam por trás da Newshold e que dessa forma iriam ficar com o controlo do jornal [SOL]” (negrito acrescentado no texto).

 


About these ads
Esta entrada foi publicada em Política, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a RTP: primeiro candidato apresenta-se. Apresenta-se mesmo?

  1. Pingback: Tiques de autoritarismo | VAI E VEM

  2. EGR diz:

    Prós e Contras em Luanda com a presença de Alberto Ponte.
    Alberto Ponte” Passos Coelho é o melhor primeiro ministro que Portugal já teve”.
    Alberto Ponte nomeado para Presidente do Conselho de Administração da RTP.
    Nuno Santos sai da Direcção de Informação da RTP.
    Carlos Magno” Passos Coelho vai ser um grande primeiro ministro”
    Carlos Magno na presidencia da ERC.
    Enfim associações de factos sem conexão.
    Como é obvio.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s