Enxurrada

vistos gold RTPUma enxurrada de lixo parece ter invadido o País e não foram as chuvas torrenciais que a provocaram. As notícias surgiram de rompante: 150 polícias na rua, 60 buscas em todo o país, 11 detidos, entre os quais altos quadros da administração pública, suspeitos de corrupção na atribuição de vistos dourados.

Os pormenores foram surgindo aos poucos, como que a responder à perplexidade e algum cepticismo que se apoderou de muitas pessoas que se interrogavam sobre se não se trataria de mais um show-off que resultará em nada.

Os nomes e os cargos dos detidos localizam-se em dois ministérios, precisamente no “coração” da Justiça – o da Administração Interna e o da Justiça. As suspeitas de corrupção abrangem directores e secretárias-gerais, um deles, o director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e até um desembargador.

Interrogamo-nos sobre como é possível e se será mesmo verdade que estas pessoas, algumas delas desempenhando há muito tempo  funções dirigentes na administração pública,  cometeram crimes, roubaram o Estado, isto é, todos nós, sem que ninguém ao seu lado tenha suspeitado e denunciado as suas práticas fraudulentas.

Quando o País ainda mal acordou do caso BES e se prepara para a lavagem de roupa suja que sairá da Comissão Parlamentar de Inquérito; quando a ministra da Justiça impunemente difama dois funcionários para esconder a incompetência dos seus serviçoss e  não assume as suas próprias responsabilidades políticas; quando o caso Tecnoforma é metido debaixo do tapete sem ser esclarecido; quando o primeiro-ministro e a ministra das Finanças tentam fingir que não é com eles  a desastrosa solução do BES que arruinou investidores e pequenas empresas, arrastou a PT  e ainda vai arrastar muito mais do pouco que nos resta…

Quanto tudo isto acontece, só faltava um novo “Face Oculta” já não com um sucateiro ardiloso que dava prendas e caixa de robalos mas, ao que se diz, com altos funcionários, escritórios de advogados e amigos de ministros, envolvidos em mansões e milhões.

Não, não somos um País de corruptos! Talvez seja só a Justiça a mostrar que existe e a meter medo a alguns poderosos! Se for assim, despachem-se a julgar quem cometeu crimes porque o País não aguenta viver em permanente suspeita.

Esta entrada foi publicada em Justiça, Política com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Enxurrada

  1. Afinal Guterres tinha razão ! O pântano ai está, em todo o seu esplendor !!! Esteve soterrado, com disfarces vários, entre eles a criação de um manto que queriam de aparência diáfana ! As “pedras” utilizadas para assassínios políticos, denúncias forjadas, cabalas inqualificáveis estão identificadas! Mas havia mais !! E há mais !!!

    Há um tempo para tudo !! O da desmistificação chegou, mas só `a superfície !! Agora é tempo de cavar fundo e trazer à luz do dia o que de “monstruoso” está ainda para conhecermos !!!

  2. Vicente Silva diz:

    Não seria expectável certamente que os tão propalados “vistos dourados” viessem provocar um terramoto nas altas esferas da administração pública mas. pelo contrário, era previsível que as grandes organizações mafiosas aproveitassem esta oferta que lhes foi oferecida de bandeja pelo governo, para procederem à lavagem das suas “poupanças”.
    Em que lugar e em que circunstâncias teria surgido naquela cabecinha pensante do “irrevogável”
    Paulo Portas, esta ideia peregrina de sacar mais uns milhões sem calcular riscos e consequências sendo ele, na altura, o chefe da diplomacia.

  3. cristof9 diz:

    Esperemos que isto esteja mesmo a mudar, porque bem precisamos. Se não forem só contagem de espingardas para as lutas eleitorais que se advinham a ministra do citius vai ficar na memoria de quem aspira a um país com menos PPP´s e governadores e reguladores incompetentes ou distraidos com as palhaçadas dos DDT´s.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.