Anormalidades

“Não há nada de anormal em que as forças de segurança façam esses relatórios”, disse o general na reserva Garcia Leandro,  na RTP, referindo-se à notícia do DN sobre um alegado “relatório”acerca de uns tumultos que estariam a ser preparado para um dia destes.

.PSP e secretas esperam maiores tumultos desde PREC

Pois não, meu general, não há nada de anormal nisso, se fosse só isso. Mas não é.

O que é anormal é que as “forças de segurança” andem a colocar nos jornais, relatórios com frases incendiárias do tipo: PSP e secretas esperam maiores tumultos desde PREC . A agitação social deve crescer e pode atingir proporções nunca vistas nos últimos 30 anos”;

Também é anormal, ou pelo menos não é normal, que essa informação venha a público um dia depois de manifestações de protesto contra as medidas de austeridade organizadas pelos sindicatos;

Do mesmo modo, não é normal que a informação surja na sequência de declarações do primeiro ministro a falar de “tumultos” e de alguns quererem “incendiar o país”;

O que aconteceu então para tanta “anormalidade”? É simples, porque no fundo é tudo muito “normal”. Senão veja-se:

– O governo sabe que o povo é pacífico mas está descontente e à beira de um ataque de nervos;

– Sabe também que o povo é bom, aguenta sacrifícios, não gosta de brigas, nem costuma assaltar supermercados nem incendiar automóveis como se vê na televisão fazerem outros povos. O mais espectacular que fez foi os próprios polícias a molharem-se uns aos outros, no “secos e molhados” de 1989. 

– Mas o governo e as polícias sabem que se disserem que vai haver tumultos e agitação social como nunca visto, bom, aí o povo pensa duas vezes se deve ir para a rua nesses dias e talvez não vá.

– Também não é “estupidez da PSP”, como disse Marcelo Rebelo de Sousa. Pelo contrário, é coisa pensada e programada para sair agora. A quem aproveita a “fuga” do relatório para um jornal? A resposta parece óbvia.

Chama-se a isto estratégia do medo. Com  pessoas sem emprego ou em risco de perdê-lo, filhos para educar, pais idosos para ajudar, resulta. Tudo normal, portanto.

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Sociedade. ligação permanente.

2 respostas a Anormalidades

  1. Scorpius diz:

    No mar,são emitidos avisos à navegação por estações radio navais quando se prevê mau tempo para determinadas zonas.Em terra e nas atuais circunstãcias,os avisos são feitos através dos media à generalidade dos cidadãos para se precaverem de uma eventual saraivada de cassetetes se não tiverem juizinho.Quem nos avisa nosso amigo é.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.