“Sorriso cínico, maldoso …”

Sorriso cínico, maldoso …”

disse Carvalho da Silva, líder da CGTP, reagindo à entrevista do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas,  à TVI, na qual o ministro afirmou que, neste momento, o cenário de suspensão dos subsídios de Natal e de férias “é por dois anos”, mas contrapôs que “muitos países da União Europeia só têm 12 vencimentos”.

O comentário de Carvalho da Silva chamou a minha atenção para o sentimento indefinível que também me assalta quando vejo e ouço o ministro Relvas na televisão. Independentemente do que ele diz, há sempre qualquer coisa perturbadora no seu olhar e na expressão do seu rosto.

Esta fotografia ajuda a perceber o que quero dizer.

fotografia colocada no mural do ministro no FB

O ministro possui um olhar fixo e penetrante, a que Carvalho da Silva  chamou  “maldoso”. Há nesse olhar algo de  “provocador“, efeito potenciado pelos  lábios  finos e apertados que quase desaparecem sob o nariz aquilino, a denotar teimosia e ambição, visíveis  nesta fotografia.

Quando fala,  as pupilas alternam entre fixidez e movimentos rápidos, como que  tentando dominar o espaço à volta, o que lhe confere um ar maquiavélico. A cada frase, o olhar torna-se mais penetrante e adquire um brilho que causa  incómodo.  

Quando sorri, não se sabe se é sorriso ou se é esgar.  Carvalho da Silva chamou-lhe “sorriso cínico”.


Quando fala, o queixo projecta-se para a frente e quase se junta ao nariz, os olhos oscilam entre a fixidez  e movimentos frenéticos que lhe emprestam  um ar de ameaça.

Não é fácil decifrar o rosto do ministro Miguel Relvas quando fala na televisão. Nem o que vai na sua cabeça. Mas dá para perceber o comentário de Carvalho da Silva.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política, Televisão. ligação permanente.

4 respostas a “Sorriso cínico, maldoso …”

  1. EGR diz:

    Excelente análise. Miguel Relvas é, de facto, uma figura que transmite uma certa imagem de cinismo mas que não disfarça uma enorme sede de poder

  2. S. Bagonha diz:

    Eu diria, se me permitir, que é a cara de um (grande) SACANA.

  3. a.rebelo diz:

    Acho que é gastar muita cera com este ruim defunto.Por alguma razão a Ferreira Leite o deixou a chorar baba e ranho com o amigo “jotinha”Coelho na escadaria da AR.Pretende buscar inspiração no ministro da propaganda de Hitler,J.Goebbels,mas muita areia para tão curta carrinha.

  4. m-martins diz:

    Oh se dá. Eu diria que tem cara e modos de celerado…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s