Uma sopa e um panado

Hoje, às 14h00, hora a que há uns meses havia fila para escolher o prato,  e com alguma sorte  se conseguia  mesa para 3 ou 4 pessoas, havia apenas uma pessoa a almoçar num dos pequenos restaurantes da zona onde a essa hora costumo comer alguma coisa. Hesitei por instantes mas fiquei e pedi uma coisa leve, como costumo fazer. Vendo-me olhar à volta, a rapariga da caixa disse-me: “isto está mau, parece que já ninguém almoça”.

O local é frequentado por gente que trabalha por perto: são estudantes, empregados de comércio, quadros médios. Os preços oscilam  entre os 4 e os 9 euros, dependendo de se escolher um prato completo com bebida ou algumas outras possibilidades (empadas, tartes, sandes, etc.). A partir das 13h00 o restaurante estava geralmente cheio, até porque não é grande.

Na volta, aproveitei para tomar café numa das “tasquinhas” onde também de vez em quando páro para almoçar. O ambiente não era diferente. Onde antes havia o barulho das conversas dos frequentadores e os televisores colocados no alto das paredes mostravam imagens sem som, hoje não era o barulho de vozes que se fazia ouvir mas sim o  som dos televisores talvez para que o vazio deixado pela ausência de vozes “reais” não fosse tão deprimente.

Meti conversa com um dos empregados enquanto bebia o café e fiquei a saber que o “menú” mais vendido é agora “uma sopa e um panado”.

Um pouco deprimida voltei ao trabalho, a pensar que o número de pessoas que deixaram de “almoçar fora” está a crescer todos os dias e que as “tasquinhas” deste sítio não vão sobreviver. E “isto ainda não é nada”, como disse o rapaz que me serviu o  café, “quando chegar Janeiro vai ser muito pior”.

Impossível não pensar como é que se pode sair da crise assim

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Economia, Política, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Uma sopa e um panado

  1. Manuel Eduardo diz:

    Não pode…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s