A notícia teve pouco relevo e não foi (que eu tenha visto) objecto de análise em qualquer dos espaços de debate que abundam nos média. E, no entanto, é uma notícia importante. A sua fonte é um comunicado oficial da COFINA.
Leia-se: “A Newshold, proprietária do semanário Sol,reforçou para mais de 10% o capital no grupo [COFINA] que detém publicações como o Jornal de Negócios, “Correio da Manhã”, “Record” e “Sábado”. (…) A Newshold é detida por uma sociedade com sede no Panamá, a Pineview Overseas, com capital social de dez mil dólares. (Sábado, 16 de Dezembro de 2011)
A notícia foi publicada noutros jornais, quase sempre nas edições online, com títulos como:
“Newshold reforça na Cofina para 15% do cpital (…) A Newshold é detida em 91,25 por cento pela offshore Pineview Overseas, S.A, sedeada no Panamá.” (Diário de Notícias, 14 Dezembro 2011)
“Grupo angolano que detém o semanário Sol reforçou posição na Cofina para cima dos 15%.” (Diário Económico, 16 de Dezembro de 2011)
“Angolanos da Newshold reforçam na Cofina para 15,08% (Jornal de Negócios, 14 Dezembro 2011)
“Newshold quer a Cofina, comprar a RTP e formar distribuidora” (…) Dona do “Sol” vai aproveitar a actual fragilidade dos grupos de comunicação social para avançar (21 de Outubro de 2011, Jornal ionline:
A notícia significa que pode estar em curso a reconfiguração da paisagem mediática portuguesa através de uma operação de concentração de meios de comunicação social, por enquanto abrangendo um conjunto de títulos do sector da imprensa porém com “promessa” de extensão ao audiovisual através do canal de serviço público a privatizar (ou, em alternativa, da SIC).
Uma entidade de capitais angolanos, por sua vez detida por uma offshore com sede no Panamá, pode vir a tornar-se, assim, num dos mais poderosos grupos de comunicação social em Portugal.
Vem à memória a pergunta que alguns fizeram há uns meses sobre a Ongoing, quando esta “queria” a TVI: “O que é a Ongoing“?
Alguém perguntará, sobre a Newshold, dona do Sol (que quer o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios, a Sábado, o Record e talvez a RTP1 ou a SIC): “O que é a Newshold?”
Pingback: Boas compras | VAI E VEM
Pingback: Nuvens negras sobre o sector dos media (actualizado) | VAI E VEM
Pingback: Quem é dono do quê? | Jornalismo e Comunicação
Pingback: O professor Marcelo constatou mas não concluiu… | VAI E VEM