O pormenor estava na camisa de Jardim… (actualizado)

Há qualquer coisa nas legendas das fotografias seguintes que não bate certo. Leia-se a legenda desta sequência fotográfica tal como surge no Público e repare-se na camisa  branca que Jardim usa nas três imagens.  A legenda diz que as fotografias são de “ontem“.

A fotografia do meio surge também no DN, em página interior, mas com uma legenda intemporal: “Passos Coelho, Jardim, Vítor Gaspar e Ventura Garcês  (esq.) negociaram acordo final para a Madeira”.

Na capa do DN, a fotografia é outra e a legenda situa-a  “depois do encontro”, isto é, ontem (a mesma temporalidade atribuída pela legenda do Público à sequência das três fotografias). Acontece, porém, que Jardim usa na fotografia do DN uma camisa  diferente: branca com riscas escuras, tal como surgiu também nas televisões (o fato é também mais claro na fotografia da viatura).

Uma das legendas está pois errada, ou então Jardim mudou de camisa durante o intervalo para almoço. Terá mudado?

Tudo indica que a legenda do Público é a legenda errada. Como sabemos isso? Lendo o texto do DN, sobre os “bastidores” do encontro: os repórteres foram mantidos a distância e não houve fotografias nem imagens. Veja-se:




Há ainda outro “enigma”: porque é que o Público e o DN publicam  a mesma fotografia (de arquivo ?) dos quatro protagonistas como se fosse a do encontro de ontem, se  o mesmo foi fechado aos média?

Hipótese: o DN tinha, na página ao lado, o pormenor do “fechamento” do encontro. Reparou a tempo e embora publicando uma das fotos da “trilogia” do Público (a do meio) não a datou (nem a identificou, já agora porquê?). O Público não reparou ou não sabia que não tinha havido captação de imagens do encontro. E não viu que à saída do encontro Jardim trajava diferente, sobretudo, tinha uma camisa diferente.

Não é grave, mas é interessante analisar como as imagens nos dizem tanto sobre quem está “dentro” como sobre quem está “fora” da fotografia.

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, imagens, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a O pormenor estava na camisa de Jardim… (actualizado)

  1. Muito bem observado. Alguém anda a dormir no trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.