Como a política e o jornalismo se cruzaram no dia 6 de Abril de 2011…

Jornal de NegóciosO Jornal de Negócios recordou em vídeo, a que chamou “Os bastidores de um dia frenético”, o dia 6 de Abril de 2011 em que Portugal pediu ajuda externa.  Foi, recorde-se, o Jornal de Negócios que noticiou em primeira mão o pedido de intervenção externa.

É ainda cedo para contar a história desse dia e dos acontecimentos que o antecederam, bem como do papel que nele desempenharam os diversos protagonistas.

Os depoimentos de Helena Garrido e Pedro Guerreiro são essenciais para a reconstituição da história deste pedido de resgate, que um dia há-de ser feita. Seria muito útil que a memória desse dia (e não apenas desse dia) fosse registada também por escrito com todos os detalhes que, neste vídeo,  são apenas aflorados.  Esses detalhes interessam não apenas para a história política mas também para a história do jornalismo.

Helena Garrido conta que os jornalistas “todos nós” (é a expressão que usa)  sabiam que existiam pressões fortíssimas sobre José Sócrates, vindas do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, do ministro dos Negócios Estrangeiros  e do Governador do Banco de Portugal, para que pedisse ajuda externa.

Diz depois que a pretexto do leilão previsto para esse dia, o ministro das Finanças contactou o Negócios disponibilizando-se para comentar esse leilão, frisando que o faria por escrito  para que não houvesse dúvidas sobre o que queria dizer.

Diz Helena que o ministro sabia que lhe seria perguntado se Portugal iria pedir ajuda externa.  As perguntas do Negócios seguiram por escrito e as respostas chegaram também por escrito. E a resposta a “essa” pergunta foi um “sim”.

O Negócios deu então a notícia na sua edição online. Pedro Guerreiro completa a história desse dia com os momentos seguintes ao da saída da notícia: choveram chamadas telefónicas na redacção do Negócios… mas eram chamadas  “ao contrário”:  em vez de serem os jornalistas a ligarem às fontes eram as fontes  ligarem aos jornalistas –  presidentes de bancos, dirigentes políticos…a perguntarem se era verdade… e….”se Sócrates sabia”…

Temos, neste relato singelo, como já antes tivéramos pela voz de Judite de Sousa ao assumir o seu papel na “pressão” feita pelos banqueiros nas entrevistas sucessivas à TVI reclamando o pedido de ajuda externa,  uma ilustração perfeita de como a política e o jornalismo podem cruzar-se, conjugar-se e mesmo confluir num mesmo objectivo perseguindo todavia  interesses diferentes, talvez paralelos: Teixeira dos Santos e os banqueiros, o primeiro falando ao Negócios, os segundos à TVI, queriam pressionar Sócrates a pedir ajuda externa. O Negócios e a TVI queriam, legitimamente, ser os “mensageiros” de uma notícia que, como diz Helena Garrido, “todos sabiam” (mas não diziam)…

As memórias dos jornalistas são quase sempre parte importante da história política, sendo que o contrário também é verdadeiro. Este é um exemplo muito interessante porque para além da história daquele dia nos ajuda também a perceber o muito que nos falta saber sobre esta crise – a nossa e a europeia… 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Economia, Jornalismo, Política, Sociologia dos Média. ligação permanente.

Uma resposta a Como a política e o jornalismo se cruzaram no dia 6 de Abril de 2011…

  1. Antonio diz:

    Eu não acredito no jornalismo português. O que a D. Helena Garrido e o Sr.Pedro Guerreiro deviam ter feito como jornalistas era informar e não manipular. Deviam ter dito o que se passava e as pressões que foram feitas a José Socrates. Da Judite de Sousa o que estranho é como ainda pode ter o respeito dos seus pares. O jornalismo português sofre de uma pulsão totalitaria onde
    o que interessa é servir interesses e narrativas dos diversos poderes, nomeadamente os da direita, especificamente os do psd. Um logro e uma vergonha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.