“Tolerância zero” contra títulos sensacionalistas

Quando vi  esta manchete do DN de hoje pensei que se tratava de mais uma “argolada” da PSP ou então de uma provocação, resultante de ignorância de quem não percebe o efeito deste tipo de notícias, para mais de primeira página,  em vésperas do 25 de Abril e do 1.º de Maio. Imaginei logo o ministro da Administração Interna a abrir inquéritos para saber quem fez mais outra fuga de informação de um daqueles  relatórios mirabolantes que de vez em quando a PSP e outras polícias dão aos jornalistas sob anonimato.

Mas depois fui ler a peça nas páginas interiores do jornal e verifiquei que afinal se trata de repescar uma entrevista dada à Antena 1 no dia passado 18 pelo inspector  da PSP Magina da Silva que coordenou a auditoria à violência da polícia contra jornalistas e manifestantes  no dia de greve geral . Hoje estamos a 23, mas o DN achou por bem trazer a entrevista para a capa. Não tem actualidade mas presta-se a alarido, como foi o caso.

Lê-se a peça e não se encontra outra fonte para além da entrevista do citado inspector e de umas anónimas “fontes envolvidas no planeamento”. E a frase que dá origem à manchete não corresponde a qualquer citação contida no corpo da notícia nem ao que foi dito na entrevista à Antena 1.

A associação da frase “tolerância zero” ao “25 de Abril” na capa do jornal  é pura exploração sensacionalista. Para mais quando se lhe junta o verbo “preparar”, como quem diz, que a PSP se treina (prepara) para malhar ainda mais….Pode ser que sim, mas não se pode concluir isso do que foi dito na Antena 1 nem do que está escrito no corpo da notícia do DN.

Se a intenção era alertar os manifestantes para se “preparem” para o que der e vier, parece desnecessário e despropositado. Se era para desmobilizar manifestantes, pode ser  que resulte ….Se era para fazer um “frete” à PSP para que o ministro saiba que se estão a “preparar”….bem, não sei que diga.

Seja como for, também deveria existir tolerância zero contra títulos sensacionalistas…

Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Sociedade com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a “Tolerância zero” contra títulos sensacionalistas

  1. Pingback: Seremos protegidos dos excessos de liberdade @ politik | semiose.net

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.