Na praia com o povo: o erro de Passos Coelho foi querer parecer o que não é

Qual é o interesse desta notícia, mesmo tratando-se da silly season?

Por um lado, contém uma crítica implícita aos manifestantes por “assustarem a filha do primeiro-ministro”; por outro, destaca positivamente a acção do seu “corpo de segurança pessoal” que tirou o telemóvel de um dos manifestantes que fotografara a criança, devolvendo-o depois de apagar as imagens recolhidas.

É, pois, uma notícia destinada a vitimizar o primeiro-ministro, jogando com a reacção negativa que sempre desperta nos leitores saber que uma criança foi de algum modo molestada;

Mas, por outro lado, a notícia levanta a questão de saber porque é que o primeiro-ministro não protegeu ele próprio a sua filha da exposição aos manifestantes, como, aliás, fez quando em ocasião anterior se dirigiu à praia acompanhado apenas pela mulher, sabendo que os fotógrafos e operadores de imagem o seguiam.

Por muito que repugne (e repugna) a devassa a que hoje em dia estão sujeitos os políticos e as figuras do star system, essa é uma realidade com a qual têm que contar e da qual também beneficiam em determinadas ocasiões. Daí que, contrariamente ao que fez Passos Coelho, talvez seja mais prudente resistir à tentação de querer  parecer  “igual ao povo” indo para um areal estender a toalha como o “Zé das melancias”, mas rodeado de seguranças disfarçados de veraneantes.

É preferível passar menos tempo num resort, recatado das objectivas e dos manifestantes, do que fazer-se passar por um cidadão “igual” aos que não têm dinheiro para alugar um chapéu e uma espreguiçadeira…

Querer parecer  aquilo que não  é – um cidadão “normal”-  e depois vitimizar-se pelas consequências é uma forma  demagógica e populista de fazer política. Passos Coelho caíu nesse erro.

Não foi certamente por acaso que o JN inseriu esta notícia na entrada “Política”. 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.