Spin em nome da troika

Troika aceita défice acima de 5% para este ano

Melhoria do desequilíbrio externo pode servir de argumento para suavizar a meta do défice orçamental de 2012.

A ‘troika’ está a avaliar “suavizar” a meta de 4,5% do défice orçamental prevista para este ano. O termo é utilizado por fonte governamental ao Diário Económico, ao confirmar que a flexibilização está na agenda da quinta avaliação ao programa de ajustamento. As autoridades internacionais poderão dar o aval a que o défice fique ligeiramente acima dos 5% com o argumento de que Portugal garantiu uma redução do défice externo além da programada.

“A melhoria do défice externo é vista com agrado pela ‘troika’, que poderá aceitar esse argumento para deixar que o défice orçamental se fixe ligeiramente acima dos 5%”, avança a mesma fonte. Explica aqui que, segundo a ‘troika’, é mais importante para os investidores internacionais que “desapareça” o défice externo – no primeiro semestre atingiu níveis inferiores a 2%, abaixo da meta anual de 2,5% – do que “algum desvio no défice orçamental”.

Recorde-se que a redução do saldo das balanças corrente e de capital deve-se essencialmente à melhoria do saldo da balança comercial com o aumento das exportações. “Portugal está a exportar mais e a importar menos e, neste caso, isto tem reflexos nas receitas de IVA porque há menos compras e vendas, logo menos receitas fiscais”, afirma fonte governamental, salientando que os efeitos na receita fiscal poderão traduzir-se numa derrapagem até três mil milhões de euros. Mas como a despesa está a reduzir-se a um nível superior ao orçamentado, o desvio poderá ficar, aponta, “em 1,2 mil milhões de euros [o que significaria um défice de 5,3% do PIB]”. 

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Economia, Imprensa, Jornalismo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s