É pena que a RTP não tenha pedido à SIC Notícias direito de resposta

A campanha de Mário Crespo contra a RTP teve o “mérito” de levar jornalistas como Carlos Daniel, António Esteves, Helder Silva e o próprio director de informação, Nuno Santos, a reagirem publicamente contra as mentiras do pivot da SICN, desmascarando com documentos o número circense de Crespo.  

 

 

 

 

 

 

 

É pena que a RTP -quem a representa-  não tenha pedido direito de resposta  (ainda está  a tempo de o fazer) para que, naquele espaço, Mário Crespo, ou alguém por ele, fosse obrigado a ler um desmentido  oficial da empresa aos números que manipulou e impingiu aos telespectadores da SICN.

A SIC Notícias é um canal de referência, dirigido por um jornalista com créditos firmados, António José Teixeira, e com uma redacção de jornalistas com provas dadas. O director, citado pelo DN, não quis comentar a reacção dos jornalistas da RTP, “para não alimentar polémicas”.

Conhecendo António José Teixeira, não acredito que a frase corresponda inteiramente ao seu pensamento. Alimentar polémicas é o que Crespo tem feito com cobertura da SICN e, portanto, do seu director.

Eu percebo que um director que tenha Crespo sob a sua direcção hesite em chamá-lo à ordem, obrigando-o ao rigor e à isenção sobre a RTP ou sobre qualquer outro tema. Porque  um director a quem  calhe um Crespo, sabe que se lhe dissesse que o Jornal das 9 não serve para campanhas mentirosas teria espectáculo permanente naqueles media sempre disponíveis para acolher os crespos deste país. Lá viriam as queixas para a Comissão  Parlamentar de Ética onde os partidos da maioria aplaudiriam a “coragem” do insigne jornalista. Talvez o víssemos no Parlamento ou em capas de jornais ostentando mais uma t-shirt, de mordaça, junto ao logótipo da RTP e da SICN, qualquer coisa assim. Um director terá sempre dificuldade em lidar com actores deste calibre.

Mas sejam quais forem as razões do director para aceitar um comportamento como o de Crespo, a SICN não merecia ser associada a campanhas feitas por conta própria ou alheia. Quanto mais não seja, porque o jornalismo não se compadece com o que Crespo fez sobre a RTP, na SICN. E os telespectadores da SICN não merecem ser tratados como mentecaptos.

 

Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Política, Sociedade, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

12 respostas a É pena que a RTP não tenha pedido à SIC Notícias direito de resposta

  1. Pingback: Entre sorrisos e silêncios | VAI E VEM

  2. Pingback: Clube de Jornalistas » É pena que a RTP não tenha pedido à SIC Notícias direito de resposta

  3. EGR diz:

    Acabei de ler no blogue “Da Literatura” de Eduardo Pitta a reprodução da carta que o dito Crespo enviou, em Janeiro deste ano, ao Presidente do CA da RTP, oferecendo-se para correspondente da estação na América.
    Recomendo vivamente a leitura daquela carta.

  4. EGR diz:

    `Concordo que deve ser dificil a um direcator de informação lidar com alguém do calibre de Crespo.
    Mas não será seu dever preservar que no orgão que dirige seja preservado um mínimo de decencia enfrentando, com coragem, as eventuais consequenncias ?
    Recordo que Crespo já foi despedido do JN, e mesmo dentro da Impresa, afastado do Expresso.
    E sempre pelo mesmos motivos,ou seja, a maifesta ausencia de seriedade do sujeito que toca as raias do repelente!

  5. antonio diz:

    Então não foi este sr discursar nas jornadas parlamentares do CDS em Braga?
    Quando esteve na RTP,era tudo um mar de rosas? não faltava escudos no bolso?
    Já tem idade para dar lugar aos novos
    «A revelação foi feita durante uma intervenção nas jornadas parlamentares do CDS-PP, em Guimarães. O jornalista foi convidado para falar sobre o primeiro ano de presidência de Barack Obama, mas esgotou quase todo o tempo a falar das referências pouco elogiosas que Sócrates lhe terá feito durante um almoço na terça-feira da semana passada, num restaurante em Lisboa.»
    IN Público 02.02.2010 –

  6. Vicente Silva diz:

    Imagine-se,tão só e apenas,o que seria a informação isenta e de qualidade numa RTP privatizada a cargo deste jornalista-pivô e actor consumado!..
    Foi por ordem de…,promessa,frustração, ou é ainda um sonho sr.Crespo ?…

  7. Alendaqui diz:

    Ainda ontem “entre dentes” no meio da discussão dos seus convidados mandou mais uma boquinha á RTP.
    È a este tipo de “jornaleiros” que se quer entregar o serviço público de tv?
    Não obrigado!

  8. Sapatos rotos? Austeridade pois então.

  9. José Silva Pinto diz:

    Mário Crespo devia apresentar o seu “jornal das nove” (assim mesmo, em minúsculas) com uma bandeirinha na lapela: assim, era ainda mais fácil identificá-lo com o Governo que ele idolatra!

  10. antonio augusto bondoso diz:

    Como sempre, Estrela, muito atenta.

  11. Victor diz:

    Este tipo nunca teve boa fama. Porta-se assim, como aqueles “candidatos a uns minutos de fama” que, não se importam de fazer qualquer palhaçada para se tornarem famosos. Na linguagem popular não passa de um seboso presunçoso, sendo que, em tempos a sua presunção já nos custou a todos muito dinheiro. A melhor anedota deste indivíduo, foi quando há uns anos teve um programa de entrevistas na SIC, e ao entrevistar o indígena madeirense, um dos planos dessa entrevista colocava à vista de todos um dos seus sapatos rotos. Terá servido isto, para perceber que a sua pobreza não era só de espírito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.