Esta fotografia do primeiro-ministro na capa do Público de hoje é bem a imagem do País.
De olhos no Além, quase em transe, mãos em gesto tímido de oração, rosto cavado e sofrido, o primeiro-ministro parece um homem perdido… Só Deus lhe poderá acudir porque os portugueses já o abandonaram….
Nos fóruns das rádios e das televisões o “povo” acorre a dizer o que pensa…e ouvem-se “gritos” de revolta, de sofrimento e de desesperança….nem uma voz se ouve a defender o Governo! Nem Sócrates no final do mandato teve coisa assim…
Mas já não é só o “povo” anónimo e iletrado, que não percebe de economia mas sabe como estão as suas finanças, a acorrer a esses espaços para exprimir a sua cólera. Esta manhã, no programa Antena Aberta, da Antena 1, o professor Abel Fernandes, catedrático de Economia da Universidade do Porto, explicou em palavras simples como o Governo ao ir além da troika, “descalibrou” o Memorando e tornou impossível o seu cumprimento.
O “povo” que o ouvia agradeceu e um dos participantes que falou a seguir pediu ao professor que desse uma “aula” a Passos e Gaspar para lhes explicar o que tão magistralmente tinha exposto na antena. Porque, dizia, “eles ainda não perceberam o que estão a fazer ao País”.
… «nem uma voz se ouve a defender o Governo!» Ouve-se sim, meu caro… A dos que ainda conseguem defender este rapazola aldrabão e incapaz! Uma minoria de pouco mais de 24% do eleitorado que foi na conversa do fedelho quando andava na conquista do pote…
Já deviam ter percebido que pior não dá. Que os portugueses não os querem mais por cá!