O juiz e o deputado…conversa edificante

O juiz Mouraz Lopes terá certamente razão mas não deixa de ser chocante ouvir um juiz  dizer no Parlamento, em nome da “classe” que representa, que os juízes são independentes  se a componente financeira lhes permitir exercer funções com dignidade sem estarem sujeitos a quaisquer tipos de pressão.

Disse também Mouraz Lopes que os juízes  são obrigados a exclusividade e que quando os cortes nos seus rendimentos “começam a questionar a própria exclusividade as coisas podem complicar-se”.

Será que o juiz Mouraz Lopes está a dizer que se forem mal pagos os juízes tornam-se alvo de pressões? Já agora, por parte de quem? E cederão nesse caso a essas pressões? E cederão como? Absolvendo culpados e mandando inocentes para a cadeia?

E como é que “as coisas podem complicar-se” quanto à exclusividade? Vão trabalhar à socapa para  ganharem mais uns tostões?

Um deputado do PSD, Hugo Velosa, presente na audição parlamentar do juiz Mouraz Lopes, ainda lhes respondeu que os cortes “tocam a todos” mas o juiz não se comoveu.

Interessante:

– um (o juiz) acha que os juízes ganham pouco e por isso podem ser pressionados e ceder a pressões. (Se não pensasse assim porque relacionaria o vencimento com a independência?);

– outro (o deputado) diz que os deputados também sofreram cortes. Claro, não falou em independência porque um deputado não tem independência nenhuma (pelo menos em relação ao seu partido, como se viu na votação do orçamento). Não se queixou de exclusividade (é deputado e advogado)… presumindo-se que a advocacia lhe dá para viver apesar dos cortes sofridos no vencimento “principal” (qual será o principal?). Não sei se o juiz estava a sugerir que os deputados acumulam empregos e eles não….

Não há nada de novo nesta  conversa entre o juiz e o deputado. Mas sempre dá para perceber algumas coisas sobre o País que temos e o “pessoal” que ocupa certos cargos….

Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Justiça, Política, Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a O juiz e o deputado…conversa edificante

  1. S. Carvalho diz:

    É o que se pode designar por “perder uma boa oportunidade de ficar calado”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.