Oopst….o impostor sabia demais

Artur Baptista da Silva SIC

Pode ser um impostor”, diz a SIC, sobre Artur Baptista da Silva, o alegado economista e funcionário da ONU, que correu canais de rádio e televisão dizendo coisas com sentido sobre a situação do País. Acreditou-se nele. Os que com ele participaram no programa Expresso da Meia Noite, este sábado, não tinham respostas para as suas afirmações. Veja-se esta expressão de Pires de Lima no citado programa, onde Baptista da Silva  arrasou a troika.

Pires de Lima com Artur Batista da SilvaSe Baptista da Silva é um impostor, é uma ironia que a sua poderosa argumentação tenha conseguido convencer quem o ouviu. As suas palavras estão mais próximas da realidade portuguesa do que as palavras de Passos, Gaspar e Álvaro. É triste que seja um possível impostor a dizer-nos que temos razão em rejeitar a subserviência do governo face à troika.

Desconheço a informação que levou o Expresso e a TSF a convidarem Artur Baptista da Silva para debates e entrevistas.  Mas não vejo razão para que a TSF tenha retirado a entrevista do seu site. Essa entrevista existiu e não se pode apagar a realidade. O passo seguinte, sim, era verificar a existência do estudo da ONU e por aí certamente chegariam à identidade do entrevistado.

Os jornalistas não verificam, em geral, nem seria lógico que o fizessem, os graus académicos das pessoas que entrevistam e, mesmo relativamente aos cargos internacionais de muitos deles seria talvez surpreendente ver se são sempre o que dizem que são…

Aliás, pelos vistos, o alegado funcionário da ONU, enganou muitos por onde passou, tal a quantidade de documentos em que surge com as  credenciais de economista  graduado por escolas de prestígio.

Mas o que é interessante é que um “impostor” diga coisas verosímeis e com sentido….

Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Política, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

8 respostas a Oopst….o impostor sabia demais

  1. Carlos Alberto diz:

    Eu estou disponivel para ser entrevistado (e pago) prometo para gáudio da Estrelinha e dos seus amigos xuxialistas dizer mal do governo e Troika trazida pelo seu querido Sócrates.

    Opsss. os xuxas foram enganados…

  2. Ilda Dias diz:

    Caro Sr. Anselmo Damásio, subscrevo e assino por baixo. Agora todos sabiam que medidas excepcionais deviam ter sido tomadas, até parece que falamos de um Jornalista no inicio de carreira, Não! Estamos perante um Jornalista de Craveira. O N. S. fez com toda a certeza a verificação normal destas coisas, porém, e tal como acontece com outros impostores que durante anos andaram a fingir serem quem não são.

  3. JOAO MARQUES diz:

    A INTELEGÊNCIA NÃO SE MEDE SÓ COM CANUDOS,APESAR DE AJUDAR MUITO.O SR.ARTUR B. DA SILVA É HOMEM DE PALAVRAS,O MUNDO É COMANDADO ASSIM.AS UNIVERSIDADES E OS POLITÉCNICOS É QUE DEVIAM NÃO DAR DIPLOMAS POR DÁ CÁ AQUELA PALHA,OS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS DEVIAM SER PROVADOS PELOS FREQUENTADORES DESES GRAUS DE ENSINO .SÓ PASSA QUEM PROVAR QUE SABE E FAZ.DEVEM ACABAR DE VEZ COM O TRATAMENTO PELOS GRAUS ACADÉMICOS,TRATAR PELO NOME EM TODAS AS SITUAçÕES.

  4. Pingback: Não se apaga um passo em falso apagando a história desse passo | VAI E VEM

  5. simão diz:

    Deixou de ouvir-se “os ricos que paguem a crise”.Porque será?.Porque é verdade.

  6. A historia parece simples: um impostor disse coisas com sentido que muitos pensam e outros dizem sem serem ouvidos. O impostor deve ser denunciado. Mas o que ele disse precisa de ser desmentido com argumentos e não com insultos. É necessário distinguir entre a mensagem e o mensageiro.

  7. Arlindo Fonseca diz:

    Este post serve unicamente para defender o erro gravíssimo cometido pelo Expresso e outros órgãos de comunicação social. Afirmar que o senhor (doutor?) Baptista da Silva diz coisas verosímeis e com sentido foi o mesmo argumento usado por Nicolau Santos. Não, deram-lhe credibilidade porque ele veicula a mensagem que grande parte da comunicação social, ideologicamente alinhada à esquerda, pretende perpetuar na sua câmara de eco. A expressão que interpreta como sendo reveladora de falta de argumentos por parte de Pires de Lima, para mim não passa de incredulidade com os dislates que o senhor (doutor?) Baptista da Silva diz. Veja-se quando a intervenção de Pires de Lima o faz desdizer-se relativamente aos juros do empréstimo da troika: primeiro são acima de 5%, depois baixa para mais de 4%.

    Aliás, esta questão dos juros é complexa (até porque as taxas são variáveis de acordo com as condições do mercado) e algo que a comunicação social tinha o dever de esclarecer. Quanto à estória da nacionalização do Hypo (Real Estate) Bank e à afirmação de que 41% da nossa dívida foi imposta por Bruxelas, são de bradar ao céus…

    O que os meios enganados por este senhor deviam fazer, em vez de publicarem pedidos de desculpas anódinos, era precisamente INVESTIGAR a veracidade (inexistente) dos factos por ele apresentados e, em seguida, INFORMAR o público. Caso não o façam, apenas estarão a contribuir para reforçar a desinformação que pulula na câmara de eco de que falei acima, já que as declarações deste senhor ficarão no limbo, fazendo com que muita gente (incluindo a autora deste post) digam que ele até pode ser um impostor mas fala verdade.

    P.S. Devo esclarecer que, apesar da minha distância ideológica para com ele, respeito Nicolau Santos, que me parece ser um jornalista sério e íntegro (como aliás muitos do que contribuem para alimentar aquilo a que chamei de câmara de eco, um processo que me parece ser mais inconsciente do que voluntário). Contudo, um endereço de e-mail do gmail num cartão de visita da ONU devia fazer soar as campainhas de alarme…

  8. Anselmo Damásio diz:

    Existem vários impostores no governo e ninguém tem coragem de correr com eles. Do Relvas todos nós sabemos onde conseguiu os seus graus académicos. Quanto aos economistas que por lá andam, na minha opinião devem ter tido como professor o Sr. Silva do bolo rei, só assim se justifica tanta imbecilidade ao quadrado que cada um tem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.