O segredo do regresso aos mercados

dinheiro notas 2“A concessão de crédito à economia tem sido penalizada pela aposta da banca em dívida pública, consideram os analistas contactados pela Lusa, baseando-se no aumento da dívida detida pela banca e na diminuição dos empréstimos às empresas e famílias.

Os bancos a operar em território nacional tinham, em novembro do ano passado, 32.499 milhões de euros de títulos soberanos de Portugal, o valor mais alto desde 1979, o primeiro ano de que há registos do Banco de Portugal, e quase 10.000 milhões de euros a mais desde o início de 2012.

Já nos empréstimos, novembro foi o 14.º mês em que o crédito concedido às empresas caiu, para 106.672 milhões de euros. Nos particulares, a queda repetiu-se pelo 9.º mês consecutivo para 134.407 milhões de euros em outubro.

(…) Para os analistas contactados pela Lusa esta queda da concessão de crédito pelos bancos não é completamente independente do uso da sua liquidez para a compra de títulos soberanos. (…)” jornal i, 23/01/2013 (sublinhados acrescentados no texto)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Economia, Governo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s