PS: o não dito nas frases ditas

SEguro documento de CoimbraA mini-crise do Partido Socialista teve o seu desfecho no fim de semana passado. Os jornalistas cobriram o caso com ironia e cinismo. Não os censuro. Não apenas porque a actividade política se tornou uma luta de galos ou, como dizem os americanos a propósito da “campanha permanente” em que vivem os partidos e os seus líderes, uma “corrida de cavalos”, mas porque o cinismo foi visível também no lado dos dois políticos directamente envolvidos: António José Seguro e António Costa.

Na disputa,  que não chegou a sê-lo, entre Seguro e Costa não sei quem ganhou ou quem perdeu (para usar uma metáfora muito cara aos jornalistas). Do que se viu e ouviu –  sorrisos amarelos, abraços  e beijos captados em grande plano pelas televisões – restou o não dito nas frases ditas por Seguro e Costa:  O primeiro, evitando citar o nome do segundo, quando falou nos contributos que recebeu para o Documento de Coimbra. O segundo,  elogiando o “documento do secretário-geral” e afirmando que se revê no seu conteúdo, sem dizer que contribuiu para ele, isto é,  deu a volta “por cima”.

Moral da história: mostra mais fraqueza quem foge a elogiar o “adversário” do que quem, perdendo, o elogia, sabendo que o ajudou a ganhar.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a PS: o não dito nas frases ditas

  1. EGR diz:

    Infelizmente não me parece que tudo tenha ficado mais claro.

  2. Vicente Silva diz:

    Afinal,o que parecia ser uma grande tempestade de areia no deserto,não era mais do que uma mão cheia de farinha atirada ao ar.No final,quem ficou mais enfarinhado foram os ilusionistas que criaram
    a miragem.Mas como foi em período de carnaval e como diz o bom povo,”ninguém leva a mal”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s