O spin do governo anda frenético

Os spin doctors do governo andam incansáveis. Como o primeiro-ministro  não tem nada de positivo  para dizer aos portugueses os spins  mandam para os jornais notícias bombásticas, geralmente muito negativas, para depois o primeiro-ministro as desmentir, fazendo o papel do bonzinho-que-não-quer-ir-tão-longe-como-as-notícias-dizem. A pouca convicção dos seus “desmentidos” revelam o primarismo da estratégia.

Hoje foram dois desmentidos de uma assentada: a manchete do último Expresso (ver aqui) e a chamada de capa do Diário de Notícias de hoje sobreCapa DN cortes pensões dos mais velhos o corte no subsídio de desemprego dos mais velhos.

Trata-se, evidentemente de balões de ensaio.  O balão de hoje é um artiguinho de cinco páginas, no DN, de dois técnicos dos gabinetes de estudos e de planeamento dos ministérios da Economia e das Finanças que deu notícia com chamada de primeira página, proporcionando uma  excelente oportunidade para o primeiro-ministro desmentir.

É certo que a notícia do DN refere que o artigo não vincula os respectivos ministérios (como aliás é normal em artigos do género). Mais uma razão para não se perceber porque lhe foi dado tal destaque. A não ser que os artigos dos técnicos dos ministérios já sirvam de orientação para as políticas do governo. E são capazes de servir mesmo..

Mas a questão não é essa, mas sim o papel que fica reservado ao jornalismo. É que com o spin do governo a funcionar tão freneticamente e o jornalismo tão receptivo, teremos “desmentidos” todos os dias?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Imprensa, Jornalismo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a O spin do governo anda frenético

  1. carlos pinto diz:

    os polícias também se infiltram nas manifestações do lado dos manifestantes, e depois dizem aquilo que põe a gente a rir-se…

  2. J. Madeira diz:

    È o atirar o barro à parede … a ver se pega … ou para desmentir!
    Com efeito esta tem sido a estratégia “comunicacional” do des-governinho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s