A Procuradoria-Geral da República parece um saco de gatos cheio de buracos

Há um braço-de-ferro entre a nova Procuradora-Geral da República, o DCIAP e alguns jornais, dos quais, o mais persistente é o Expresso.

A nova procuradora-geral entrou, digamos, “a matar”: combate sem tréguas às fugas de informação e às quebras do segredo de justiça; processos disciplinares à directora do DCIAP e a dois dos mais temidos procuradores; não recondução de Cândida Almeida na direcção do DCIAP.

Por seu turno, o DCIAP (ou alguém com grande conhecimento do que lá se passa)  não se fez esperar e respondeu na mesma moeda, com relatos pormenorizados nos jornais sobre reuniões com a Procuradora-Geral, notícias sobre investigações “escaldantes” relacionadas com  Angola, e a Tecnoforma, (a empresa onde trabalhou Passos Coelho). Tudo isto sem fontes identificadas mas com procuradores  “que fazem questão em manter o anonimato”.

Entretanto, “Angola” reage às fugas de informação  no jornal oficial e o  seu Procurador-Geral, visado nas notícias do Expresso, emite um comunicado contra a Procuradoria-geral portuguesa e o jornal Expresso, ameaçando com consequências nas relações entre os dois países.

No centro do “furacão”, o Expresso  critica  as fugas ao segredo de justiça mas dá voz  a procuradores sem rosto, parecendo “desafiar” a estratégia de silêncio imposta pela nova Procuradora-Geral.

Outro jornal, o Diário Económico, relata os acontecimentos e tira as devidas conclusões:

As notícias a respeito dos inquéritos à empresa com ligações a Passos Coelho e Miguel Relvas surgiram na sequência da não renovação da comissão de serviço da procuradora Cândida Almeida à frente do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

Todos sabem, e disso tiram partido, que a Procuradoria-Geral da República portuguesa é um saco de gatos cheio de buracos: todos juntos lá dentro,  as “balas”  a saírem pelos buracos e  a fazerem ricochete…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Justiça, Política, Sociedade, Sociologia dos Média. ligação permanente.

Uma resposta a A Procuradoria-Geral da República parece um saco de gatos cheio de buracos

  1. lidia sousa diz:

    QUEM É O PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA? É UMA TRÍADE COMPOSTA PELO PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO. E além disso tem de amar, amar perdidmente o Ministério Publico, segundo a Ministra da Justiça. A propósito o “cunhado” que veio de Macau, já foi exonerado. Mas em contra partida o querido líder de BELÉM, requereu ao PSD uma funcionária de longa data. E quem é a sortuda ? A esposa do Ai aguenta auenta do BPI Senhor Ulrich, cuja licenciatura foi obtida numa espécie de Universidade Judaica. Ai aguenta aguenta ZÉ povinho, que a procissão ainda vai no Adro. Estas são as ultimas novidades da TORRE 3 DAS AMOREIRAS ONDE TUDO SE PASSA, desde a venda do Escritório do Proença de Carvalho à nova NEWSHOLD que se destinava a servir de ponte para as privarizações da RTP, RDP. LUSA etc que está em banho Maria, Por hoje é tudo, mas amanhã dou novas aqui da TORRE onde está também o escritorio do Padrinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s