Repórteres no Vaticano

Fumo negro na chaminé do VaticanoAs televisões enviaram ao Vaticano algumas das suas vedetas, sinal da importância da eleição do novo Papa como fenómeno religioso, social e comunicacional. 

A duração dos directos e das reportagens emitidas a partir do local do acontecimento, neste caso o Vaticano, é directamente proporcional ao “peso” dessas vedetas na hierarquia da respectiva redacção, isto é, um ou uma jornalista com responsabilidades na hierarquia da sua redacção tem maior margem de manobra para impôr à “base”  (coordenador, editor, ou outro)  uma maior  presença em antena quando se encontra em reportagem, do que se for um “simples” repórter.

A presença no Vaticano de jornalistas com poder editorial explica as intermináveis reportagens e directos, mesmo quando as notícias disponíveis  não o justificam. As entrevistas a fiéis que aguardam a saída do fumo negro ou branco da chaminé, os comentários e entrevistas a figuras da Igreja, a repetição até à exaustão dos procedimentos protocolares e dos rituais da eleição, são a maneira mais fácil e prática de preencher o tempo. 

E assim vemos e ouvimos, nos canais informativos do cabo e nos telejornais dos generalistas, reportagens semelhantes.

Tudo isso é talvez inevitável. Mas o mais desadequado e quase ridículo é quando o, ou a,  repórter no Vaticano (ou noutro local fora do país) debita lá do sítio onde se encontra notícias da actualidade política portuguesa, desde a avaliação da troika, às cartas do PS aos partidos à sua esquerda sobre as eleições autárquicas ou as “cachas” sobre pagamento nas  auto-estradas. Foi assim hoje na TVI.

Este é um dos casos em que um repórter no exterior devia ser apenas isso e não ao mesmo tempo o, ou a, pivô do telejornal.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Sociologia dos Média, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s