Uma sessão triste com ar de “fim de festa”.

fotografia TVI

fotografia TVI

Os discursos de Passos Coelho, Vítor Gaspar e Paulo Portas na discussão da moção de censura do PS foram  incoerentes e de uma pobreza atroz. Nem substância, nem forma, nem estilo. A moção nunca derrubaria o governo mas o governo teve medo da moção e dos efeitos que ela poderá ter nos seus patrões da troika. Passos e a maioria  acusaram o PS de conduzir o País ao segundo resgate quando sabem perfeitamente que novo resgate  é certo, com ou sem moção.

Victor Hugo escreveu sobre “o bom orador” que “Todo o pensador que se quiser tornar orador, todo o homem de espírito e de coração que se queira fazer eloquente e ser eloquente, comover as massas, dominar as assembléias, agitar os impérios, com a sua palavra, bastará que passe da região das idéias para o domínio dos lugares-comuns.” (Victor Hugo, in ‘Cadernos’).

Hoje, nos discursos do governo e da maioria só houve lugares-comuns, sem eloquência. Nem Portas, habitualmente um “bom orador”, conseguiu “dominar a assembleia”.

Ao contrário, no discurso do PS, houve ideias, porém sem eloquência capaz de “comover as massas” e “dominar” a assembleia. O discurso de Francisco Assis foi  aquele que melhor casou a eloquência com as ideias, fugindo dos lugares-comuns. Se não “dominou a assembleia” conseguiu, pelo menos, ser ouvido em silêncio e com admiração.

Esta foi uma sessão triste, com ar de “fim de festa”.

 

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Comunicação e Política, Governo, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s