As “cachas” de Marques Mendes

Marques Mendes SICMarques Mendes avançou hoje no seu comentário semanal na SIC, com duas “cachas”  que qualquer jornalista gostaria de ter divulgado. Disse Mendes:

– O Presidente da República vai convocar “em breve” um Conselho de Estado – será “dentro de algumas semanas”, precisou Mendes, fazendo questão de dizer que era uma “notícia em primeira mão”.

– Portas vai amanhã demarcar-se de algumas das medidas anunciadas por Passos Coelho, como sejam, os cortes aos pensionistas, e fará um “aviso” a Passos e à troika, adiantou Marques Mendes.

Resta esperar por Marcelo, amanhã na TVI, para sabermos mais novidades do governo e do Presidente.

A concorrência que os  comentadores do governo fazem aos jornalistas e uns aos outros anda mesmo desenfreada. É o que se chama fazer “concorrência desleal” aos comentadores de outros partidos.

Estamos nisto: os políticos-comentadores dão notícias em primeira mão e os jornalistas comentam as notícias que eles dão.

Notacacha — Termo do jargão jornalístico que designa o material informativo publicado em primeira mão. Corruptela criada pelo aportuguesamento de “cache” (do fr., “cacher”, esconder) que em tipografia designa “a folha intercalar, em branco, que se mete entre as folhas impressas para não repintarem”, que terá tido ainda a função de ocultar a notícia já impressa que se pretendia como exclusivo. Os brasileiros chama-lhe “furo”; os anglo-saxónicos “scoop” (in Livro de estilo do jornal Público)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Jornalismo com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a As “cachas” de Marques Mendes

  1. Pingback: Os palpites dos conselheiros do Presidente | VAI E VEM

  2. José Carvalho diz:

    Ainda não percebi se o”ganda-noia” é comentadeiro se é porta-voz deste governo. Uma coisa parece certa o militante n.º1 é mais simpático com ele do que foi o grande Isaltino!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s