A narrativa do ministro

O ministro Poiares Maduro, que tutela a RTP, foi a uma reunião partidária criticar o comentador das RTP José Sócrates. Sem o nomear, invocou os que “estudaram filosofia ” e agora falam de narrativa”. Para o ministro, narrativa é a “construção de uma realidade que não existe”. Recomendo ao ministro que leia Carlos Reis e Ana Cristina Lopes, Dicionário de Narratologia, ou Genette, Discurso da Narrativa, para não dizer disparates.

Não deixa de ser insólito que o ministro aproveite um evento partidário para criticar Sócrates. Será um sinal para a administração da RTP conhecer os gostos da tutela e agir em conformidade?
A narrativa do ministro deixa muito a desejar. Devia ir estudar para Paris.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.

2 respostas a A narrativa do ministro

  1. “joguinhos de palavras” foi o que fez o ministro. Qualquer que seja o enquadramento do conceito de narrativa, nunca tem o significado simplista e demagógico que o ministro lhe deu para agradar aos circunstantes. Quis fazer graça e mostrou que afinal a “qualidade do discurso público” que defendeu (e bem) no Parlamento não a aplica a si próprio, pelo menos desta vez. Foi pena porque pelo menos parecia que tinhamos no governo alguém que se distinguia da pobreza intelectual dos restantes ministros.

  2. José M. Baeta diz:

    Narrativa e Narratologia podem significar coisas significativamente diferentes conforme a escola de pensamento do utilizador desses termos. Assim, como a sra. sabe, ou deveria saber, não significam exactamente a mesma coisa para um estruturalista, para um formalista ou para, por exemplo, Umberto Eco. Fazer joguinhos de palavras e de conceitos fora de um contexo, para baralhar os incautos e/ou os leigos, não é intelectualmente honesto apesar de ser cada vez mais comum no meio da “miséria-da-esquerda” a que isto chegou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s