A urgência de agir

E Agora?Na sessão do lançamento do livro de Pedro Adão e Silva “E agora?“, esta terça-feira, António Costa, presidente da câmara de Lisboa, um dos apresentadores da obra, a propósito da dificuldade que existe em Portugal para encontrar consensos contou algumas histórias de negociações entre o PS e o PSD quando cada um destes partidos se encontrava no governo, e das artimanhas que era necessário engendrar para salvaguardar a “honra” de ambas as partes quando se tratava de aprovar orçamentos de Estado.

Disse também António Costa que qualquer tentativa ou consumação de negociação política em Portugal se traduz sempre na questão de saber quem perdeu e quem ganhou, quem cedeu e quem  não cedeu.

Tem toda a razão. Embora Costa não o tenha referido, trata-se de uma das marcas da cobertura jornalística da actividade política, que consiste em conferir a qualquer processo negocial um enquadramento de “jogo” ou de “guerra”, independentemente de  as partes poderem, ao mesmo tempo,  ganhar ou perder. Cada parte procura  salvar a face e mostrar que não cedeu ou que, se cedeu aqui, ganhou ali.

As negociações entre professores e o governo são um exemplo disso. Governo cede a professores 20130625_CorreioManhaE, no entanto, não é líquido que os professores tenham “ganho” ou que o governo tenha “cedido”.  Daqui a algum tempo se verá.

Mas o lançamento do livro de Pedro Adão e Silva foi um momento político, além de um evento social. Juntou políticos como . Jorge Sampaio, José Sócrates, Ferro Rodrigues, entre outros, intelectuais, jornalistas e pessoas de vários quadrantes da vida política e social.

As intervenções de António Costa, Nicolau Santos, os apresentadores do livro, e do  próprio autor, e o ambiente que se respirava na sala faziam sentir a urgência de agir.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Política, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s