O porta-voz “envergonhado”

A notícia é curta mas nem por isso menos substantiva. Diz o seguinte:

“Secretário de Estado Pedro Lomba vai conduzir ‘briefings’ diários com jornalistas

Fonte do gabinete do ministro adjunto ressalvou, em declarações à agência Lusa, que “Pedro Lomba não vai ser porta-voz do Governo, mas sim o membro deste gabinete que vai representar o Governo nestes ‘briefings'”, nos quais “poderão estar presentes, algumas vezes, secretários de Estado ou até ministros de outras pastas”.

Desconstruindo o último parágrafo (de fonte que não quis ser identificada, et pour cause), temos então o seguinte:

A fonte do gabinete do ministro adjunto “ressalvou”, isto é, preveniu ou acautelou que Pedro Lomba não vai falar em nome do governo, embora seja o membro do gabinete do ministro Poiares Maduro que “vai representar o governo nos briefings“. Mas então representa o ministro Maduro ou representa o governo? Ou representa-se apenas a si próprio?

Ora, se a pessoa que vai “brifar” os jornalistas diariamente não é porta-voz do governo, para que servem os briefings? Qual o valor da informação que será fornecida?

Os briefings com jornalistas costumam ser feitos por pessoas com informação privilegiada, com acesso directo às “regiões” onde a informação nasce e se desenvolve. Essas pessoas possuem em geral também um profundo conhecimento das técnicas e instrumentos de comunicação.

Pelo que, das duas, uma: ou o secretário de Estado Pedro Lomba passa a ter acesso privilegiado a todos os ministros e ao chefe do governo e a assistir, por exemplo, aos conselhos de ministros, ou  recebe a  informação do seu ministro, Poiares Maduro, transmitindo-a depois aos jornalistas. Fará, nesse caso, o papel do go-between. Dificilmente poderá alimentar conversas diárias com os jornalistas, mesmo que apenas para background.

Há ainda a hipótese de os briefings serem apenas reuniões de enquadramento geral em que o porta-voz “envergonhado”  disserta sobre assuntos gerais, numa espécie de sessões de formação política para jornalistas.

Há outra possibilidade que é a de nada do que fica dito corresponder à realidade dos factos mas tratar-se antes de algo muito mais simples: o ministro Poiares Maduro terá percebido a tempo que não seria bom para a sua imagem expôr-se diariamente perante os jornalistas sem ter informação substantiva para “alimentar” briefings e resolveu então destacar para esse papel o seu secretário de Estado. Porém, os seus colegas do governo não se terão sentido representados nem lhe conhecerão aptidão para o papel de porta-voz, pelo que decidiram  que o secretário de Estado fará os briefings por conta e risco do ministro Maduro.

Isto assim não começa bem.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Imprensa, Política, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a O porta-voz “envergonhado”

  1. José Couto Nogueira diz:

    A ideia não é má, mas esbarra em duas “paredes”; uma, é que não há tradição alguma em Portugal deste tipo de comunicação entre o Governo e a CS; outra é o conservadorismo dos jornalistas (e dos portugueses em geral) para qualquer novidade, sobretudo se sentem que lhes vai roubar a teia de contactos, telefonemas privados e mexiriquice que produzem as caixas.
    Ainda será preciso criar um modelo (o proposto na apresentação de hoje é uma incognita) que possa, eventualmente, tornar estas conferências interessantes sem tocar na tal teia.
    Finalmente, se isto fosse tentado no primeiro dia do Governo, haveria talvez, vagamente, uma certa boa vontade para experimentar; agora, com o Governo completamente desacreditado entre os jornalistas, parece impossível.

  2. S. Bagonha diz:

    “Isto assim não começa bem.” Pois não, mas olhe que ainda vai acabar pior.

  3. Pingback: O porta-voz “envergonhado” (2) | VAI E VEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s