Trocadilhos e inverdades da futura ministra das Finanças

A secretária de Estado Maria Luís Albuquerque no 'birefing' de hoje do GovernoA demissão do ministro das Finanças não deve abafar a questão das declarações da sua sucessora, Maria Luís Albuquerque, no briefing desta manhã, ainda na qualidade de secretária de Estado.

É que as declarações de Maria Luís merecem ser analisadas.

Em primeiro lugar, apesar da aparente firmeza, Maria Luís não estava notoriamente à vontade. Fugiu à questão essencial, que é: Foi ou não informada por Vítor Gaspar sobre a troca de informação entre este e Teixeira dos Santos sobre os contratos swap? 

A isto respondeu (não respondendo) Maria Luís Albuquerque:

Na pasta de transição entre mim e o senhor secretário de Estado do governo anterior, Costa Pina, que esta questão não foi suscitada e que na pasta de transição não consta qualquer documento relativo a esta matéria nem o despacho que o senhor secretário de Estado emitiu com data de 9 de Junho de 2011. Nada disso constava da pasta de transição e não foi objecto da reunião que tivemos nessa matéria” (citação literal, a revelar o nervosismo da secretária de Estado na construção atabalhoada do discurso).

Esta não-resposta mostra que Maria Luís não foi informada da reunião entre Vítor Gaspar e o seu antecessor.  Pelos vistos, também não teve conhecimento do relatório citado por Teixeira dos Santos  produzido em Julho de 2011 com a informação referente aos contratos swap então existentes e quanto à sua situação.

Ao afirmar que não havia informação para comunicar está além do mais a desmentir-se a si própria e a Vitor Gaspar uma vez que no comunicado do ministério das Finanças diz-se que a questão foi abordada na reunião de transição entre o ex-ministro Teixeira dos Santos e o actual ministro, Vítor Gaspar (e depois no encontro que teve a presença dos secretários de Estado do anterior executivo).”  

E afirma-se também que “a questão dos contratos de derivados [swaps] foi suscitada por iniciativa do actual ministro das Finanças. A motivação era, por um lado, a preocupação com a grandeza das responsabilidades contingentes, com efeito sobre o Orçamento do Estado e, por outro, o conhecimento público da existência destas operações (em particular no Metro do Porto)”.

Ora, se Gaspar conhecia o problema e até estava preocupado com ele, porque não informou a sua secretária de Estado do Tesouro e das Finanças?

Maria Luís Albuquerque mais uma vez tentou iludir a questão, afirmando no briefing  que “as informações transmitidas por Teixeira dos Santos não eram suficientes para se perceber o problema”. (Afinal sempre havia informações)

Mas  uma coisa é  afirmar, como fez Maria Luís no Parlamento que nada tinha sido dito sobre swaps  outra é considerar que a informação era insuficiente.

E há também que perguntar: se assim era, então porque é Gaspar disse a Teixeira dos Santos  que estava preocupado com os swaps? Não sabia mas estava preocupado?

Em suma: Maria Luís Albuquerque, a futura ministra das Finanças, foi no mínimo, pouco rigorosa quando acusou o anterior governo de não ter informado o actual sobre as swaps. Não a informou a ela pessoalmente porque ela não era membro do actual governo, (como afirmou esta manhã).

Depois, em vez de assumir o erro e a inverdade (chamo-lhe assim) fez uma fuga para a frente, dizendo que mantinha o que disse no Parlamento. Mas, sem o assumir, emendou a mão e passou a falar apenas na “pasta” que recebeu do seu antecessor o secretário de Estado Costa Pina.

A nova ministra das Finanças começa mal. Trocadilhos e inverdades foi o que ela fez para enganar os tolos.

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Política, Sociologia dos Média, Vítor Gaspar com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Trocadilhos e inverdades da futura ministra das Finanças

  1. Pingback: Achegas para ajudar o PSD, o CDS e algum jornalismo a descobrirem a “verdade” | VAI E VEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s