A solução do Presidente revelou-se um aborto político

Os média passaram o dia a dizer que a comunicação do Presidente surpreendeu “toda a gente”.

Cavaco  soluçãoMas não creio que o Presidente  tenha  desconsiderado de tal maneira o primeiro-ministro a ponto de não o ter informado previamente sobre a rejeição da sua proposta e a solução que iria apresentar, ainda que apenas o tivesse feito  momentos antes de ler a sua comunicação. Já é estranho que o Presidente não tenha informado os partidos políticos e os parceiros sociais sobre a proposta de Passos e Portas, uma vez que o que se discutia era precisamente a decisão do Presidente  sobre essa proposta. Mas nada dizer ao autor da proposta antes de o dizer ao País, é inclassificável. Por isso, lhe dou o benefício da dúvida.

Porém,  ao esconder aos partidos e parceiros sociais a proposta que lhe fora apresentada e ao não a mencionar sequer na sua comunicação ao País, o Presidente mostrou um profundo desprezo também por aqueles que chamou a Belém.

É que mesmo nos momentos difíceis o Presidente não pode perder a compostura e esta não se revela apenas na pose e na palavra.

Na condução de todo o processo, o Presidente parece ter querido vingar-se da coligação pelo facto de esta o ter obrigado a definir-se, o que, como se sabe, o Presidente tem dificuldade em fazer.

Ao omitir na sua comunicação o acordo entre Passos e Portas como se esse acordo não existisse, o Presidente infligiu ao seu partido, o PSD, uma segunda humilhação, depois de o PSD se ter visto obrigado a entregar ao CDS,  quase tudo o que é importante na governação.

A solução apresentada pelo Presidente não é, pois, apenas um aborto político. É também do ponto de vista cívico e relacional um gesto de uma grande falta de respeito pelo partidos do governo e, embora em menor escala, por todos quantos chamou a Belém.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Presidente da República com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s