Sobre o “facilitador”

Parece que o Presidente abandonou a ideia de um “facilitador” para as negociações com os partidos. Será assim?

Uns dizem que o “facilitador” escolhido pelo Presidente era o general Ramalho Eanes. Outros que seria Silva Peneda. Eu acho que o mais provável era que fosse o presidente do Banco de Portugal, Carlos Costa, que  tem falado sobre um “programa cautelar” para o País e foi o único a ter audiência em Belém, publicitada, além dos partidos e dos parceiros sociais.

Aliás, uma solução como a que o Presidente quer, só mesmo saída da cabeça de um tecnocrata “iluminado”, do tipo Gaspar. Acresce que Carlos Costa já tem experiência de trabalho na sombra, manobrando bem cá dentro e lá fora. Vale a pena reler o artigo de Cristina Ferreira, no Público, sobre os dias que ancederam o pedido de resgate de Portugal. Carlos Costa foi um protagonista activo mas pouco se deu por ele, nessa altura.

«24 de Março. “O papel do Governador do BdP foi determinante na procura de soluções através da sua intervenção no BCE”, considera Faria de Oliveira. Habitualmente comedido, Carlos Costa circulava agora a 100 à hora.
Nessa quinta-feira, chamou os banqueiros. António de Sousa, da APB, avisou: “Cerca de 90%, ou mais, do total de dívida nacional está nas mãos da banca portuguesa.” Em simultâneo, o ainda director do departamento europeu do FMI, António Borges, movia influências. O mesmo fazia Carlos Costa. Os dois economistas surgem articulados a passar mensagens coincidentes aos conselheiros de Estado. É hora de pedir o resgate de Portugal. “»

Quererá o Presidente um  “facilitador” actuando na sombra para conduzir o segundo resgate?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Presidente da República com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s