Quem está a enganar quem?

O discurso da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, na discussão da moção de censura ao governo apresentada pelo partido Os Verdes, não é um discurso qualquer.

Por um lado, correspondeu à sua estreia como ministra das Finanças, numa intervenção feita na tribuna, no plenário da Assembleia da República;

Por outro, esse discurso foi proferido num decorrer de um dos momentos simbólicos de uma democracia parlamentar: a apresentação e discussão de uma censura formal ao governo.

Por outro, ainda, o discurso da ministra não mereceu nenhuma reserva dos partidos da maioria, nomeadamente do CDS, tendo aliás  Paulo Portas discursado depois da ministra, altura em que poderia ter marcado alguma distância face às palavras da ministra.

Acresce que aquele discurso não podia ser feito sem conhecimento e assentimento do primeiro-ministro.

E o que disse a ministra das Finanças? Disse que as políticas de Vítor Gaspar são  para continuar.

“Não é tempo de ceder a tentações ou fazer desvios. É tempo de assumir responsabilidades e assegurar o sucesso de Portugal”, defendeu.que (…)  o “progresso efectivo no ajustamento abre caminho a novas negociações com os parceiros” que podem permitir alguma flexibilização. Por isso, numa altura em que “dois terços” do ajustamento estão concluídos, não é altura de “aliviar” o ajustamento.”

Será então que o Presidente  quer pôr o PS a apoiar a continuação das políticas que o próprio Gaspar reconheceu que falharam mas Passos e Albuquerque se propõem continuar, como reafirmaram hoje?

O Presidente estará a ser enganado pela maioria? Ou o Presidente sabe das intenções de Passos e Albuquerque e nada diz?

Quem está a enganar quem? 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Comunicação e Política, Política, Presidente da República. ligação permanente.

6 respostas a Quem está a enganar quem?

  1. jose neves diz:

    O problema é se Passos e Albuquerque sabem e serão capazes de fazer algo diferente do que seguir o guião deixado por Gaspar. Ainda para mais tendo a dona Albuquerque recebido da capital europeia, Berlim, um apoio encomiástico o que logo deve ter deixado a senhora aliviada quanto a pensar em qualquer coisa.
    Penso que o grande problema do país está precisamente em que ninguém deste governo tem capacidade e inteligência para fazer algo de sua própria cabeça ou imaginação para produzir uma ideia como pegar numa ponta da manta que esburacaram e iniciar o processo de começar a coser e tapar buracos.
    E na presidência as coisas não são muito melhores, penso.

  2. Maria diz:

    Mais precisamente: o enganado será António José Seguro. Este compromisso não é para agora, mas sim para daqui a um ano quando houver eleições, o PS se aceitar este compromisso ratoeira, fica sem condições para ganhar as eleições e aí, governo, só coligado com cds e psd.

  3. Fugiu e a esta hora deve estar a rever as folhas de excel para ver o que correu mal…:-) E nós a aguentar…

  4. Maria Anjos Sampaio diz:

    Se a política do Gaspar e para continuar………porque saiu e deixou os dois amigos órfãos e chamaram uma mãe?………

  5. …a safadeza continua…!!!

  6. Teresa Reis diz:

    chega de canalha a governar-nos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s