A arte da não-resposta da ministra das Finanças

Das audições de Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque na Comissão de Inquérito aos swaps algumas conclusões são passíveis de serem extraídas:

– A ministra é exímia em jogar com as palavras e tem uma técnica de “não resposta” às perguntas que lhe fazem que consiste no seguinte: nunca responde sim ou não a perguntas directas e  simples, como saber  se Vítor Gaspar a informou sobre o conteúdo da reunião que teve com Teixeira dos Santos. Começa por questionar o significado dos conceitos contidos na perguntas. Quer saber o que é que o deputado que lhe faz a pergunta quer dizer com a palavra “informação” e daí parte para uma exposição sobre o que ela própria entende por “receber informação” para concluir que o que lhe foi comunicado não continha “informação”. A seguir dá um salto no argumento passando para a discussão do que é informação “relevante” ou “irrelevante” e  assim por diante, perdendo-se na não-resposta.

– Depois, quando questionada sobre datas em concreto em que recebeu determinada informação por email, discute o que se entende por “data”, se a data em que recebeu o email ou a data em que o abriu. Conhece sempre a primeira (está registada) mas  quanto à segunda, como não há registo, diz que não se lembra.

– Quando lhe citam o que Gaspar disse à Comissão sobre a informação que lhe deu recebida do anterior governo, lança-se na interpretação das palavras de Gaspar, para dizer que ele não quis dizer o que disse. Chegou a ser impressionante assistir ao contorcionismo verbal da ministra para não responder que foi informada por Gaspar sobre o conteúdo da reunião deste com Teixeira dos Santos e que conhecia a ficha sobre os swaps.

O malabarismo verbal torna-se ridículo na questão da “pasta de transição“. A dita pasta ora é a pasta dos ministros ora a dos secretários de Estado, consoante dá jeito à narrativa da ministra. A sua não resposta à pergunta anterior radica no facto de ela não querer assumir que conhecia a ficha agarrando-se à afirmação de que a ficha não estava na “sua” pasta. Gaspar ajudou a explicar a nuance quando disse que o que a ministra disse é que não lhe (a ela) foi comunicado (sublinhando o lhe).

Maria Luís Albuquerque faz em cada prestação na Comissão uma fuga para a frente, segura de que ninguém sabe mais que ela sobre swaps – Gaspar definiu-a como uma perita – e, em vez de responder directamente às perguntas dos deputados “bombardeia-os” com informação que, sendo importante numa discussão geral sobre os swaps, foge aos aspectos que a Comissão pretende apurar, nomeadamente as contradições em que caíu, graves por representarem mentir a uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Continuará no governo, poderá até ser tecnicamente competente. Porém, está ferida de morte, não sei se pela mentira mas sobretudo por ter mostrado que não olha a meios para atingir os fins, não hesitando em instrumentalizar uma questão grave para atacar o anterior governo.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Comunicação e Política, Governo, Política com as etiquetas , . ligação permanente.

7 respostas a A arte da não-resposta da ministra das Finanças

  1. Pingback: Mário Centeno: aquele seu ar infeliz não é defeito, é feitio… | VAI E VEM

  2. Pingback: Em Maria Luís o descaramento não tem limites | VAI E VEM

  3. Pingback: Maria Luís: tanto recato nos últimos tempos dava que pensar | VAI E VEM

  4. Pingback: A preocupante relação da ministra das Finanças com a verdade | VAI E VEM

  5. Pingback: A relatora produziu um apagão: a ministra nunca existiu | VAI E VEM

  6. Pingback: A arte da não-resposta da ministra das Finanças

  7. Pingback: Um “market manager” que não sabia o que vendia | VAI E VEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s