Jornalismo mesquinho e pacóvio

capa CM ex de Sócrates contra Judite de Sousa

capa CM recorte ex de Sócrates contra Judite de Sousa

Lendo esta chamada de  primeira página do Correio da Manhã, fica a interrogação sobre as razões que terão levado o jornal a não identificar a jornalista Fernanda Câncio, pelo seu nome, optando por identificá-la como “ex de Sócrates”. 

Talvez o jornal tenha pensado que a “notícia” só teria valor de capa com  o nome de Sócrates. Já agora, podia ter colocado  também a fotografia do ex-primeiro-ministro.

É uma atitude mesquinha, além de ser eticamente inaceitável que um jornal “despoje” uma pessoa da sua identidade identificando-a através de uma relação com outra.

Mas a opção do jornal não é, naturalmente, inocente. Sócrates foi uma fixação do Correio da Manhã durante anos. Todas as campanhas que lhe foram movidas de dentro para fora e de fora para dentro desse jornal saíram furadas.

Para ser coerente, o Correio da Manhã deve usar o mesmo critério para identificar (as e os) “ex” de outros políticos e tratá-los da mesma maneira…. terá assunto para o resto da sillly season.

Acresce que, no caso desta capa, a opção do jornal foi além do mais pouco inteligente. De facto, o que é que interessa aos leitores do Correio da Manhã que uma “ex de Sócrates” critique Judite de Sousa? (Haverá certamente outras “ex de Sócrates”… com opinião  sobre protagonistas das notícias do Correio da Manhã)

É o facto de Fernanda Câncio ser  jornalista e de criticar publicamente o tipo de jornalismo do Correio da Manhã  que levou este jornal a omitir-lhe o nome e a colocar-lhe a etiqueta de “ex”, numa espécie de vingança mesquinha e pacóvia.

Acresce que ao que li noutros lugares da net, a “notícia” é falsa.  Câncio limitou-se a chamar a atenção para o facto de numa das fotografias em que Judite de Sousa posa para  a revista ser visível uma placa com o nome de um estabelecimento hoteleiro.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em imagens, Imprensa, Jornalismo, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

12 respostas a Jornalismo mesquinho e pacóvio

  1. Mac Cooy diz:

    Quando o nosso planeta viaja na modernidade imparável do seculo XXI, o Correio da Manhã continua mergulhado na inacriditavel anacrónismo , BACOCO,MESQUINHO E PACÓVIO UNICO ……

  2. Pingback: Jornalismo mesquinho e pacóvio

  3. Carlos Pereira diz:

    Mas quem será esta senhora Estrela Serrano? De que entenderá ela? Não tem argumentos? Acho este artigo muito equilibrado, justo e muito compreensível. Não entendi o Gabriel e nem o Messias….

  4. maria diz:

    Ora bem! Quem não conhecia Estrela Serrano, tem aqui bastante material de reflexão. E já agora é proibido defender José Sócrates? É muito doloroso?

  5. Qual senhora, António? Se se refere à minha pessoa pode consultar aqui: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2251717013370629

  6. Obg ao Bitaites, foi uma boa bitaitada…:-)

  7. Maria diz:

    O que é triste é estarmos de acordo com este tipo de notícias. Mostra como SE gosta tanto de noticias que dêem pouco trabalho a ler e a pensar, então o mais fácil é atacar a autora que se refere a isso mesmo: JORNALISMO BARATO PARA GENTE BARATA!

  8. Bitaites diz:

    “pousa para a foto”? A Judite voa?

  9. Mas quem será esta senhora Estrela Serrano? De que entenderá ela? Não tem argumentos? Acho este artigo muito equilibrado, justo e muito compreensível. Infelizmente o CM destaca-se pelo mau – PÉSSIMO – jornalismo que faz, nitidamente contra cultura, espalhando ódios sociais e políticos, extremamente crítico para alguns e levianamente benévolo para outros.

  10. Fernanda Mendes diz:

    O que é triste é ter óculos graduados e não ver. Muito triste!

  11. Gabriel, não compreendo o que quer dizer com o seu comentário. Se quiser explicar melhor…

  12. Gabriel Antunes diz:

    Engraçado como o supra-sumo da “deontologia” Estrela Serrano só dá para lhe defender que lhe convém. É isso e o Sócrates. A “fixação” prende os dois lados. É triste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s