Judite de Sousa: o verso e o reverso

O que mais estranhei na entrevista de Judite de Sousa ao jovem milionário Lorenzo Carvalho foi a violência verbal das críticas que recaíram sobre a entrevistadora, que se tornaram quase virais nas redes sociais, muitas delas vindas de jornalistas.Lorenzo entrevista TVI

Não vi a entrevista em directo mas perante tal clamor fui ver, tentando perceber o que justificava tais críticas.

Creio, em primeiro lugar, que Judite não contou com a simpatia natural do jovem Lorenzo que se revelou não um jovem fútil, como a apresentação inicial fazia crer, mas um rapaz inteligente e até modesto, não obstante os  milhões que, segundo Judite, Lorenzo ostentava na cruz de diamantes no peito e no relógio que trazia no pulso. Lorenzo deu a volta às perguntas e revelou-se um jovem com consciência do seu estatuto privilegiado mas não deslumbrado pelo dinheiro e pelo luxo. Mostrou simplicidade,  humanidade e autenticidade.

Talvez aquela entrevista tenha sido preparada a pensar na audiência tradicional da TVI e não nos públicos mais sofisticados que comentam a actualidade política, televisiva e outra nas redes sociais. Talvez o português “comum” (seja lá isso o que for) se tenha sentido chocado com os milhões gastos na festa de aniversário do jovem Lorenzo. A entrevista pareceu dirigida a esse público,  ao acentuar o contraste entre a pobreza do País e a riqueza ostensiva do jovem milionário. Não saberemos se assim foi porque o share nada nos diz sobre como viu quem viu a entrevista. Certamente muitos a terão visto e esse é sempre o objectivo primeiro de uma televisão comercial.

O que se estranha ali é que tenha sido Judite de Sousa a fazer aquela entrevista. Aquelas perguntas feitas a um dos seus convidados tradicionais teriam sido certeiras.

 Judite assumiu o impacto negativo da sua prestação e enfrentou as críticas no seu mural do Facebook. 
Judite no FB

Estou em crer que o impacto negativo foi potenciado pela controvérsia provocada pela exposição de que, voluntária ou involuntariamente, a jornalista foi alvo nas últimas semanas.

Judite de Sousa atingiu um estatuto de vedeta que traz sempre consigo um verso e um reverso. Profissional como é, saberá lidar com isso.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Sociedade, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

9 respostas a Judite de Sousa: o verso e o reverso

  1. Manuel diz:

    O preconceito existiu e só ocorre quando apetece…não se vislumbrou quando, no quadro de uma agenda política, se entrevistaram banqueiros…
    Quando se permitem fotos de faustosa festa de fim-de-ano no Brasil na companhia de Relvas e sempre que se usa a imprensa para a promoção exclusiva da imagem pessoal, fica-se a jeito!

  2. Pingback: Clube de Jornalistas » Judite de Sousa: o verso e o reverso

  3. e isso mesmo faria as mesmas perguntas ao cristiano ronaldo com esse tom e com ar sarcastico ja agora daria aqui uma dica porque nao e com esse mesmo tom de julgamento ao sr,marinho pinto e ja agora tambem podia perguntar a senhora face a situaçao do pais o que ganha deixa a sua consciensia tranquila ou da algum as instituiçoes de solidariedade para matar a fome a tantos portugueses culpa tem quem lhe deu esse cargo em estar a frente desse progama que e o jornal da noite do canal televisivo tvi que procura audiencas e o val tudo

  4. raquelmel diz:

    a sra é mesmo uma ridícula. pensa por acaso que não notou-se os olhos de ódio que lançou ao rapaz? estará assim com tanta inveja pelo dinheiro que ele tem? já agora porque não faz uma coletiva com todos milionários de portugal e já agora leva todos do governo e faz as mesmas críticas que fez ao lorenzo? o que a sra faz com o que ganha? ajuda alguem? importa-se com a crise do país e de quem vive na miséria?pois com certeza ganha muito bem. mas se ganha é seu não é? e quem tem que fazer alguma coisa pelo país são nossos governantes não é? já viu que anda sempre metida em escândalos? é exatamente pela sua falta de respeito, postura e de profissionalismo. já agora devia mesmo ir a merda. eu estou a mandar no lugar do lourenzo. sou assalariada e posso mandar quem eu entender a merda. viu só como é o poder de ir e vir? o direito de opção?

  5. Mauro diz:

    A questão aqui também é o descaramento. Critica o rapaz pela sua “vida fútil”, mas foi ela que foi fazer um “noticiário” em direto do Algarve por causa de uma festa da TVI, onde grande parte desse suposto jornal foi gasta para mostrar as “celebridades” a chegar e fazer publicidade aos vestidos. Aqui o país já não está em crise? E uma jornalista que aparece em capas de revistas só para mostrar o corpo em biquini não pode ser também futilidade?
    Tenho pena pela jornalista. Quando saiu da RTP era louvada como a grande entrevistadora em Portugal. Daí para a frente, acho que tem vindo a desvalorizar muito a sua imagem de jornalista credível. Compreendo que se tem de adaptar ao público da TVI, mas talvez essa mudança tenha comprometido o seu estatuto. Digo eu…

  6. zeca diz:

    Pessoalmente nada tenho contra Judite de Sousa, ponto.
    Quando Judite de Sousa, me vende um produto da sua empresa, aí, já entra a opinião do (pretenso) consumidor em aceitar ou não o produto, na forma como me é vendido. E neste, e em muitos outros casos esta jornalista, não me satisfaz no critério que utiliza no “embrulho”.

    A um jornalista, dentro do possível ( porque não são de pau), pede-se-lhe distanciamento emocional e ideológico nas abordagens dos trabalhos. E, manifestamente, Judite tem alguma dificuldade nas abordagens que ao longo da carreira tem feito a determinados assuntos,especialmente políticos. Estou a lembrar por exemplo ,a atitude face a todo a problemática a Sócrates. O que Judite fez contra o anterior primeiro-ministro, foi do meu ponto de vista ,execrável.

    Isto mais tarde ou mais cedo, sai do subconsciente dos que não gostaram, e vem à superfície na hora mais pintada de deslizes ,com o machado em riste. Judite ficou a jeito, deu o flanco, e agora leva.E leva bem o que merece porque: há ricos tratados por ela com bonomia e cumplicidade, e ricos com algum desprezo como o Lorenzo. Vestir a pele de “Zé do telhado” com uns, e “cordeiro” com outros assim não vale.

  7. João António diz:

    Na mouche, Joaquim Moura…

  8. João Borges diz:

    cara Estrela Serrano

    Concordo com o seu ponto de vista, todavia, foi deveras notória a ofensiva moralista ao adolescente, com momentos hilariantes como a questão da “benfeitoria” a que o jovem devia, obrigatóriamente, dedicar-se, neste momento de crise! Ele já o faz, se calhar inconscientemente, com os gastos que pratica. Gostaria de ver “esta” Judite de Sousa a entrevistar os políticos e gestores que têm tomado conta dos assuntos do estado!

    um abraço
    João Borges

  9. Joaquim Moura diz:

    A senhora Estrela Serrano não deve ter visto a mesma entrevista que eu vi. A peça montada para introduzir a entrevista é vem evidente do propósito da mesma: vamos fazer este puto rico desmiolado em picadinho. A entrevistadora revela uma total falta de profissionalismo, chegando ao ponto de presumir que alguns familiares do entrevistado haviam sido assassinados só porque este havia dito terem falecido de forma trágica. As assumpções não sustentadas em factos foram a regra e o preconceito dominou do principio ao fim. O profissionalismo primou pela ausência.
    Não tenho qualquer simpatia pelo entrevistado. Mas pergunto: o que o distingue de muitos outros milionários que esbanjam dinheiro e aparecem nas revistas cor de rosa? Nomeadamente alguns jogadores de futebol bem conhecidos de todos? Será que a Judite de Sousa seria capaz de fazer as mesmas perguntas e no mesmo tom ao Cristiano Ronaldo?
    Compare esta entrevista com a que ela realizou ao actor Reynaldo Gianecchini. A mesma falta de profissionalismo evidenciando um comportamento mais próprio de uma adolescente deslumbrada a ponto de deixar o entrevistado incomodado com tanta bajulação.
    Judite de Sousa tem-se revelado uma entrevistadora incapaz de ser isenta e isso reflecte-se no seu trabalho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s