Incompetência ou manipulação?

Lê-se e não se acredita: “Governo diz que dados dos salários foram os que o FMI pediu“. Caladinho que nem um rato, o governo deixou que o FMI fizesse as contas que lhe convinham com a “amostra” que lhe convinha…

E, pior ainda,  o comunicado do governo afirma que estes dados “são utilizados por instituições como o Banco de Portugal, o INE, e pelas instituições da troika, para fazerem análises sobre o funcionamento e desenvolvimentos do mercado de trabalho.”

Se o governo fornece dados errados ou amostras não representativas não pode “lavar as mãos” e dizer que  “as análises e conclusões que são feitas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.” porque essas análises baseiam-se em dados que ele próprio fornece.

Por seu turno, o FMI também não sai bem desta história. Se tinha conhecimento de que os dados não eram válidos deveria ter corrigido a análise. Porque se calou então?

De qualquer modo, urge que o País seja informado sobre o que realmente se passou, isto é, que dados foram pedidos pelo FMI, quem construíu a amostra fornecida e com que critérios, e que relatórios e  decisões foram baseados nesses dados e que rectificação foi ou vai ser feita.

Este caso revela uma enorme incompetência, manipulação e falta de respeito pelos portugueses. Porque, se não se trata de má fé então o Governo deveria  ter corrigido imediatamente os dados  que  forneceu ao FMI sem esperar que fosse um jornal a fazê-lo e a dar conhecimento público desse facto.

Não se compreende também que instituições como o INE e o Banco de Portugal não tenham reagido ao comunicado do governo sobre o alegado uso de dados falsos.

Com tanta incompetência ao mais alto nível como é que o país não há-de estar cada vez pior?

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Governo, Política com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Incompetência ou manipulação?

  1. José Brás diz:

    O País continua a estar pior para muitos, mas certamente muito melhor para alguns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s