Portas e o princípio de Peter

As propostas aprovadas pelo governo para  cortes de 10% aos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e a razia no funcionalismo público, que obtiveram  a aprovação de Paulo Portas e o silêncio do CDS, a juntar às contradições entre ele e o primeiro-ministro sobre a negociação dos limites do déficit e a triste figura que fez na Comissão Parlamentar onde surgiu “tutelado” por Maria Luís Albuquerque e Carlos Moedas, mostram que Portas como vice primeiro-minstro  atingiu o “nível de incompetência”, eloquentemente traduzido no célebre princípio de Peter: 

“Num sistema hierárquico  todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência”.

As imagens de Paulo Portas na citada Comissão Parlamentar mostraram um Portas hesitante e inseguro longe do discurso solto e acutilante com que costuma aparecer nos directos televisivos jogando com as pausas e os silêncios.

Portas e Maria Luís

Maria Luís devia estar a rir-se para dentro, vendo  os olhares sorridentes e tímidos que o vice primeiro-ministro lhe dirigia enquanto lia a cábula que levava consigo, quem sabe preparada pela própria Maria Luís. (1.ª imagem)

Longe do improviso em que é mestre, Portas parecia o aluno bem comportado a receber as orientações da sua professora.

Eis Portas, sem despregar os olhos do papel, não fosse engasgar-se no discurso do economês que não domina (2.ª imagem)

Portas lê papel     Enquanto ele fala, Maria Luís e Carlos Moedas anotam o que diz Portas para mais tarde recordarem.

Eis Moedas, apreensivo, na expectativa de que o vice se meta em terrenos que não domina.  (3.ª imagem)

Portas e Moedas

Daí a pouco, Maria Luís arrumaria a atrapalhação de Portas com a segurança de quem diz: “cala-te papagaio que quem sabe disto sou eu”. E num ápice “despacha” os deputados retomando o discurso de Gaspar. (4.ª imagem)Portas e Matria Luís ela é quem sabe

E assim  Portas, de número três do Governo como ministro dos negócios estrangeiros onde “dava cartas” cá dentro e lá fora, passou a vice-primeiro-ministro com a tutela de tudo e de nada…onde os seus dotes oratórios e o seu domínio do dispositivo televisivo lhe servem de muito pouco, simplesmente porque não tem nada para dizer. Esqueceu de uma penada tudo o que disse antes, ultrapassou a sua “linha vermelha”. Atingiu o “nível de incompetência”. Resta-lhe o silêncio comprometido…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Assembleia da República, Governo, imagens, Política com as etiquetas . ligação permanente.

5 respostas a Portas e o princípio de Peter

  1. Kaylyn diz:

    Frankly I think that’s abltousely good stuff.

  2. A meu ver, Portas só tem dito banalidades, sendo quase desautorizado por M Luís Albuquerque e Passos Coelho. Oxalá a sua mestria no jogo político consiga convencer a troika. Se assim for, dou a mão á palmatória…

  3. albatroz diz:

    Discordo em absoluto, mas com muita pena, porque abomino Portas. A verdade é que este arrumou com Basílio Horta depois de lhe relembrar o voto contra esta Constituição em 1976. Cilindrado, Basílio não se voltou a levantar e andou por ali de rastos até ao final do combate. A Portas correu mal a apresentação inicial, diria pessimamente, mas o primeiro milho é para os pardais e foi Portas quem riu por último. Temos pena…

  4. cristof9 diz:

    Mas agora as coisas vão morder. está com quem tambem tem muita pratica do faz de conta. Se não fosse a nossa governação até que seria curioso ver o joker a afogar-se no próprio veneno.

  5. S. Bagonha diz:

    Resumindo, um tigre de papel, um balão vazio, um canalhazito sem vergonha! Uma das mais reles “figuras” que envergonham a classe política em Portugal. E vaidoso, ainda por cima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s