Se não fossemos masoquistas já tinhamos feito qualquer coisa….

Ouvindo e lendo as declarações do Presidente na Suécia chamando “masoquistas” aos “analistas e políticos” que dizem que a dívida portuguesa não é sustentável, a primeira coisa que apetece dizer é: “sim, senhor Presidente, somos masoquistas!”. Se não fossemos não aguentávamos um governo como o que temos  nem um Presidente que persiste em mantê-lo em funções mesmo depois das cenas macacas de ministros que se demitem irrevogavelmente e de outros que mentem em comissões parlamentares de inquérito.

Se não fossemos masoquistas já tinhamos feito qualquer coisa em vez de ficarmos a ver o País afundar-se sem contestação que se veja. A reacção superficial às palavras do Presidente seria pois, dar-lhe razão: somos masoquistas, sim senhor.

Mas numa segunda leitura constata-se que também o Presidente é masoquista porque dizendo uma coisa lá fora e outra cá dentro, como mostraram as televisões passando os seus discursos anteriores em que dizia o contrário, isto é, que a dívida e a situação portuguesa eram insustentáveis,  sujeita-se voluntariamente a uma saraivada de críticas por incoerência. Como se costuma dizer: o Presidente “expôs o corpo às balas”. É masoquista.

Mas há outra faceta do Presidente que se revela nesta sua frase: o anti-político que não engana os cidadãos. o economista rigoroso, o catedrático que dá lições de finanças, alinhou no discurso demagógico e politicamente correcto de não se poder dizer em voz alta o que  todos sabem: a dívida portuguesa é mesmo insustentável.

Temos, pois, um Presidente que para proteger o seu governo não hesita em alinhar no discurso demagógico e enganador para troika e agências de rating ouvirem, de que a dívida é sustentável.

Um Presidente demagógico e masoquista, portanto. Só falta beliscar-se para confirmar que está vivo e ouviu o que ele próprio disse.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Governo, Presidente da República, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s