Voltando a Sócrates…

Este post sobre Sócrates publicado há cerca de 48 horas neste blog obteve até agora mais de 10 mil visualizações, um record desde que este blog foi criado. Imagino que outros blogs que se debruçaram sobre as entrevistas de Sócrates na última semana tenham tido resultados idênticos.

Não há dúvida de que Sócrates não deixa ninguém indiferente, tal como acontece com Mário Soares ou Álvaro Cunhal. Goste-se ou não do que dizem ou fazem eles mobilizam, envolvem e arrastam seguidores e detractores. Isso define, em parte, o carisma de um líder. Perante eles inguém se limita a encolher os ombros.

Volto a Sócrates para aprofundar uma das vertentes de que falei no post anterior e que diz respeito à reacção adversa que Sócrates provoca em muitos jornalistas. Tem a ver com a manchete do Público de quinta-feira passada, que aliás não encontra sustentação factual no corpo da notícia publicada no interior do jornal.

Sócrates sondou passos para vice PÚBLICOA notícia de que Sócrates convidara Passos para seu “vice-primeiro-ministro” foi repetida por quase todos os média sem que, contudo, em nenhuma das entrevistas de Sócrates se tenha lido ou ouvido referência sua a um convite a Passos para seu vice-primeiro-ministro, mas tão só a um convite para integrar o governo.

Eis então que esta sexta-feira, com o primeiro-ministro em Bruxelas, um repórter português lhe pergunta se tinha sido convidado por Sócrates para seu vice-primeiro-ministro. Em tom seco e a despachar, Passos respondeu que tal convite nunca foi feito, não dando lugar a mais perguntas. Tanto bastou para que a notícia passasse a ser que Passos desmentiu “convite de Sócrates” quando o que Passos desmentiu foi que Sócrates o tenha convidado para vice-primeiro-ministro, coisa que Sócrates nunca disse nem fez.

Se Ângelo Correia não tivesse confirmado que foi “sondado por Luís Amado”, então ministro de Sócrates, “para interceder junto de Passos Coelho no sentido de saber se estaria disponível para integrar um Governo de unidade nacional”, ainda hoje nos jornais seria Sócrates a passar por mentiroso e Passos lavaria daí as suas mãos como fez dizendo que não sabia nada sobre o PEC IV.

E assim uma “notícia” que ninguém sabe donde veio (no artigo do Público percebe-se que se trata de uma dedução dos autores do texto a partir de conversas com fonte não identificada) serviu de arremesso contra Sócrates, apesar de os jornalistas saberem que Sócrates não disse que convidara Passos para ser seu vice-primeiro-ministro.

O facto de a pergunta do jornalista a Passos Coelho ter incidido apenas sobre o convite para vice-primeiro-ministro (e não para uma coligação de governo) e de a resposta deste ter sido ambígua e não aceitar esclarecimentos adicionais, devia ter levado os jornalistas a desmontarem imediatamente a omissão, em vez de escreverem títulos como “Sócrates insiste em que convidou Passos…”, como se a declaração de Passos tivesse desmentido Sócrates. Sócrates não “insiste”. Sócrates fez uma afirmação que Ãngelo Correia confirmou e Passos não desmentiu. Os factos são estes, ponto final.Sócrates insiste q convidou passos_DiarioNoticias

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo, Política com as etiquetas , . ligação permanente.

7 respostas a Voltando a Sócrates…

  1. Ethica diz:

    Your story was really intaomrfive, thanks!

  2. amiguel diz:

    A verdade deveria ter sempre, e em qualquer momento, um lugar de destaque. E aí sim, teríamos a certeza que estaríamos a construir um mundo melhor.
    Em vez da verdade, alguns políticos, talvez a maioria, infelizmente, prefere os faz-de-conta, a mentira, a hipocrisia, o cinismo, o oportunismo, o servir-se em vez de servir, o uso e o abuso dos dinheiros públicos, a corrupção…. assim temos o Mundo que temos e, ignomiosamente, deixaremos aos vindouros.
    Parece por vezes que estamos na Roma de há mais de 2000 anos, onde os Césares eram servidos por senadores corruptos e não só. A história repete-se…..parece…E ,se assim for, eles estão cavando a sua sepultura na história da decadência desta Sociedade. Alguns terão lá seus nomes indelevelmente escritos pela caneta-carrasco dessa multidão de parasitas vilões assassinos da moral, da ética e da vergonha.

  3. arber diz:

    Normalmente “esquecem-se” de dizer quais os erros de Sócrates.
    E quando algum se descai a apontá-los, só refere dois – o aumento de 2,9% aos funcionários públicos em 2009 e as PPP.
    Houve tempos em que referiam também o novo aeroporto, mas como descobriram que esse ainda não tinha originado grandes encargos, passaram a esquecer.
    Enfim, uma grande enchente de ignorância misturada com má-fé de quem está sempre disposto a fazer o frete aos (seus) patrões.
    E medo também, muito medo.

  4. zeca diz:

    Mas o SOL, ainda foi mais requintado na perversão: ” Os Alemães reagem a (estupor) de Sócrates” .
    A filha da putice de uma canalha serventuária no seu melhor.

  5. excelente post. apesar de a minha opinião sobre o dito que foi uma desgraça para Portugal, tudo deve ser baseado na verdade e não na deturpação. A transparencia o bem supremo dum jornalismo que conta para puxar um país para cima.Assim continue.

  6. celeste martins diz:

    Ontem, no Eixo do mal -T5 –Ep. 37, um dos comentadores, de nome Luiz Pedro Nunes apodava , de “babacas”o povo em geral e os apoiantes de Sócrates em particular!!! No entanto os detratores habituais não conseguem ter um discurso coerente apontando uma lista de “grandes males” provocados pela sua governação….!!!
    Acontece que a educação…, o ambiente,…. a valorização profissional, a projecção dos saberes de experiência feitos, são para aqueles uma ninharia sem relevância. Quem, nas redes sociais ou noutros “fóruns” destila ódio, aponta sempre os “boatos soezes”, “a maledicência” ” a canalhice…”dos recalcados por todos os males que lhes acontecem e a quem faz jeito ter um alvo a jeito …!!!
    O PEC IV…Oh!!! o PEC IV…não resultava…..!!! .. Como é que sabem…????? Ou não queriam que resultasse….???? Ou quanto pior melhor ???? ………….. Fizeram uma “coligação negativa, toda a oposição, da extrema direita à extrema esquerda….Onde já se viu uma coisa assim…????
    Agora é vê-los a utilizar uma nova terminologia….( apreciam o homem, a sua determinação, sempre fez coisas boas, só não reconhece alguns erros)…..e, que pelos vistos é cada vez mais serena …!!!!
    Quando a poeira assentar e os espíritos conspirativos, despeitados , manhosos, trauliteiros, filhos da mãe, pistoleiros, palhaços, e outros epítetos que a língua portuguesa, felizmente nos oferece,… ai talvez deem valor a quem, como Sócrates, se destaca, nesta apagada e vil tristeza dos politiqueiros da nossa praça…!!!! O Homem faz sombra às nulidades !!! E mexe com toda a sociedade, porque pensa, tem ideias, concorde-se com elas, ou não….!!!
    Para que conste, não sou filiada em nenhum partido, mas ouço, leio, observo e não gosto de trastes que pairam por ai vazios e invejosos…
    Pronto…!!! É assim que eu sinto as “coisas” que acontecem no nosso Pais… E não me demito da minha cidadania !!!!

  7. Barroso diz:

    Isto reflete o jornalismo que temos em Portugal! E se formos ao correio da manhã então vemos
    um jornalismo de lixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s