Este não é um problema de falta de dinheiro nem a culpa é da troika

Arquivos dos governos civisSe a impreparação política deste governo  choca, a falta de conhecimento e de sensibilidade para as questões da cultura, da investigação e da ciência, podem ter consequências irremediáveis.

Quanto o governo tomou a medida demagógica de desmantelar  os governos civis devia saber que não podia desmantelar anos de história, eliminando ou fechando documentação histórica. Leia-se sobre o assunto esta passagem do artigo de dois investigadores publicado hoje no Público (link só para assinantes):

 “(…) Desde os inícios de 2013, os investigadores têm sido surpreendidos com dificuldades de acesso aos documentos que estão nas instalações dos ex-governos civis. As portas estão, simplesmente, fechadas. Sem aviso prévio do MAI ou da DGLAB-Secretaria de Estado da Cultura. Sem que nos arquivos distritais consigam esclarecer o que se está a passar. Afinal, estarão as instituições a cumprir a missão que lhes está atribuída? A consulta destes documentos é essencial para cumprir objectivos e prazos de projectos de investigação em curso. São financiados com fundos públicos, através de Fundação para a Ciência e Tecnologia, envolvem dezenas de investigadores e compromissos nacionais e internacionais.(…) Publicar legislação ou subscrever declarações internacionais pode tranquilizar algumas consciências, mas não bastam para preservar o património público. A experiência de investigação tem indicado que muitas centenas de toneladas de documentação histórica devem ter acabado na reciclagem ou na fogueira, porque não aparecem em nenhum arquivo conhecido. E, infelizmente, incúria e negligência não são do passado.”

 Este não é um problema de falta de dinheiro nem a culpa é da troika. É sim um problema de ignorância e  incapacidade de quem nos governa.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artes e Cultura, Governo, Sociedade. ligação permanente.

2 respostas a Este não é um problema de falta de dinheiro nem a culpa é da troika

  1. muito bem visto. Pena os eleitores não perceberem as consequencias de votar em jotinhas. e temos aí na calha um holandinho ou ainda mais parvo que o original. deus nos proteja.

  2. Maria diz:

    Será que este governo consegue surpreender-nos? Não. Mas deixa-nos abismados!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s