O melhor discurso sobre os pensionistas situa-se à direita das esquerdas

A sanha do governo contra os pensionistas da função pública tem tido como principais porta-vozes, para além da APRE,  Bagão Félix e Manuela Ferreira Leite, ambos usando os espaços de comentário que detêm nas televisões e nos jornais.

O facto de se tratar de ex-governantes e de usufruírem de pensões certamente muito acima da média, desvaloriza para muitos comentadores a substância das suas críticas.

E todavia ambos têm denunciado com propriedade e rigor algumas falácias do discurso governamental, como seja o facto de  a convergência de pensões ter sido iniciada há anos e não poder ser feita de repente e em pouco tempo, como quer o governo. Também  a contradição  entre o governo afirmar que os cortes aos pensionistas do Estado são transitórios (para enganar o Tribunal Constitucional) e ao mesmo tempo considerar que eles se inserem na convergência de pensões, tem sido denunciada por ambos. Ora, se os cortes fossem transitórios, quando terminassem acabava-se a convergência.

Outro aspecto pouco conhecido lembrado por Bagão Félix é o facto de um pensionista da função pública não poder ser pago por qualquer trabalho que realize para o Estado, por pontual que seja, enquanto que um reformado da Segurança Social pode acumular a pensão com qualquer outro trabalho e ser remunerado pelo  Estado ou por particulares.

Um pensionista do Estado, se for eleito ou convidado para fazer parte de um órgão social de uma empresa pública, pela sua experiência, prestígio ou motivo idêntico, não pode receber sequer uma  senha de presença, por simbólico que seja o seu valor, enquanto que um reformado de outra instituição privada pode usufruir desse benefício.

Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix parecem ser os únicos a conhecerem a substância da matéria, pondo em causa o que o governo diz e faz aos pensionistas do Estado. Sem complexos, dizem o que têm para dizer expondo-se às críticas de quem tenta descredibilizar os seus argumentos com a acusação de que são parte interessada pelo facto de ambos serem pensionistas.

Nos partidos das esquerdas  parece que não há pensionistas do Estado com conhecimento de causa. De facto, os líderes da oposição quando falam dos pensionistas quase sempre se  limitam a argumentos próximos do discurso da compaixão ou da piedade.

Se a chamada ala social-democrata do PSD apeasse Passos Coelho no próximo congresso do partido, a esquerda ficava nesta matéria sem discurso … e certamente sem os votos de muitos  pensionistas do Estado!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Política, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a O melhor discurso sobre os pensionistas situa-se à direita das esquerdas

  1. muito interessante as observaçoes sobre a falta de convergencia apontada. Os arautos mostram os desejos de todos nós,mas responder a pergunta obvia . quem paga? acham melhor passar ao lado.No entanto foi o unico comentario que um pensionista alemao meu amigo fez quando lhe disse que aqueles autorcarros junto a praia de Carcavelos eram maioritariamente de Camaras e Juntas de Freguesia.

  2. Antónimo diz:

    Essa conversa é um bocado de quem come por bons os critérios editoriais pró-governamentais da comunicação social. Já ouvi e li essas críticas a gente de esquerda que não tem acesso aos jornais e muito menos aos telejornais. O problema é mais fundo, é da garantia do acesso às tribunas publicáveis.

    Salvo erro, publicamente, ouvi Octávio Teixeira, na Antena 1, falar da ausência de convergência. Faz parte do problema que não lhe dêem a ele (e outros) mais que curtas intervenções ou que a Estrela Serrano lhes não ligue ou neles repare quando brevemente aparecem.

  3. Inteiramente de acordo,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s