Cinco minutos de taxi

táxi portuguesEram quase 3 da tarde e eu estava atrasada. Esperava-me uma reunião  e como o local era relativamente perto de minha casa preparava-me para  ir  a pé, como costumo fazer. Mas hoje ia carregada com o computador e uns livros, e aqui na rua há dois autocarros que passam mesmo junto à porta  do meu centro de investigação. O painel da paragem dos autocarros marcava 11 minutos de espera. Estava um frio de rachar, com vento à mistura, dizem que há um microclima aqui na rua, não sei se é verdade mas que há sempre uma aragem fria, lá isso há. Fui esperando, pessoas iam chegando e o marcador do painel passava dos 11 para os 10 minutos a cada 5 minutos. Era uma contagem interessante, um minuto dos relógios normais eram 10 minutos no painel da paragem do autocarro. As pessoas acumulavam-se na paragem, algumas furiosas, praguejando contra a Carris porque tinham o passe comprado, o autocarro nunca mais vinha, de modo que resolvi entrar no primeiro táxi que passou, pensando para mim que o taxista iria resmungar por a viagem ser tão curta.

Mas não foi assim. Simpático, o taxista (devia ter uns 60 anos) meteu conversa. Desculpei-me, vou carregada… etc., é para a Av de Berna (estava a pouca distância da Praça de Espanha) e ele, sim senhora, perguntei-lhe se a Carris estava de greve. Disse-me que não havia greve nenhuma, “estão a descansar” e que “isto está sem conserto”. Nunca viu “isto” tão mau e não espera que melhore. Acha que já não pode haver “outro 25 de Abril” e que o povo não se vai revoltar porque aguenta tudo e o melhor é esperar que “alguma coisa” aconteça. Não acredita nos partidos e acha que cada governo é pior que o anterior.

A viagem aproximava-se do termo e no final fez questão de me dizer que não votou “nestes”.  E eu, atrasada que estava, ainda tive tempo de lhe dizer: “eu também não”!

Esta entrada foi publicada em Sociedade. ligação permanente.

Uma resposta a Cinco minutos de taxi

  1. Victor diz:

    E eu também não.

Deixe uma Resposta

