À volta de um título de jornal

Ao ler o excelente dossiê  “O negócio das águas e dos resíduos” que o Diário de Notícias tem vindo a publicar, esbarrei neste título:DN pai da neta

Fui ver a edição impressa e o título é igual mas sem a conjunção “e”, ficando assim: “Gestor contrata empresa do pai da neta da qual foi fundador.” O que prendeu a minha atenção na edição impressa não foi a falta da conjunção “e” nem o facto de sem ela e sem vírgula parecer que o gestor foi fundador do “pai da neta”.

O que chamou a minha atenção foi a escolha da expressão “pai da neta”. Percebi que a mãe da neta, filha do gestor, não teria casado com o pai da sua filha, ou então  estaria divorciada dele. Se assim não fosse, o jornal teria titulado a peça “Gestor contrata empresa do genro, (ou do ex-genro) da qual foi fundador”.

Depois destas cogitações fui ler a peça e fiquei a saber que o pai da neta era ex-namorado da filha do gestor. Interroguei-me então sobre a razão pela qual o jornal não tinha escolhido antes este título: “Gestor contrata empresa do ex-namorado da filha, da qual foi fundador”. Ou então tirava a vírgula (como na edição impressa) e o título ficava “correcto”: “Gestor contrata empresa do ex-namorado da filha da qual foi fundador.” Nesta versão o gestor surgiria como  o fundador da empresa e “fundador” da filha.

Indo ao cerne da questão, se o jornal tivesse optado por “ex-namorado da filha” em vez de “pai da neta” o título perderia parte do sentido que lhe dá a associação feita entre o gestor e o “pai da neta”.

A sugestão contida no título, de se tratar de um acto que pode prefigurar uma forma de corrupção ou de favorecimento, perder-se-ia sem a expressão “pai da neta”.

A opção do jornal não foi incorrecta do ponto de vista do rigor mas tem um sentido que não é neutro. Nem talvez tivesse que  o ser.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo. ligação permanente.

Uma resposta a À volta de um título de jornal

  1. Paulo Barral diz:

    É o negócio da água inquinada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s