Calibrados

O governo decidiu nova ofensiva contra os pensionistas do Estado, anunciando que vai “recalibrar” a contribuição extraordinária de solidariedade (CES), alargando a sua base. Não disse qual a medida do calibre.

A mensagem de Ano Novo do Presidente da República  encorajou o governo a anunciar de imediato este novo ataque aos pensionistas do Estado.

O Presidente fez um discurso hipócrita (não encontro outra palavra): pôs num dos pratos da balança os interesses do governo, da troika e dos mercados (a que eufemisticamente chamou  “estabilidade orçamental”) que implicavam a promulgação do orçamento. E pôs no outro prato o direito dos pensionistas do Estado e dos funcionários públicos a não sofrerem novos cortes nas suas pensões e nos seus vencimentos, o que o obrigava a enviar o orçamento para o TC.

Decidiu o Presidente promulgar o orçamento, assim  tomando o partido do governo, da troika e dos mercados, omitindo isso na sua mensagem enquanto tecia laudas à chamada recuperação da situação económica do país, assumindo assim um claro apoio ao governo.

Porém, confrontado com  o clamor causado pelo calculismo oportunístico da sua atitude  o Presidente resolveu fazer um comunicado a explicar que não enviou o orçamento para o TC porque tem pareceres que apontam para a não existência de inconstitucionalidades.

Ainda mal tinha sido  anunciada a “calibragem” da contribuição aplicada aos pensionistas e já Manuela Ferreira Leite, na TVI24,  desferia  um violento ataque ao governo, acusando-o de  “obsessão contra os reformados” e afirmando que “só há uma solução” mas que não quer dizer qual é (apesar da insistência do jornalista). Muita gente deve ter pensado que Ferreira Leite se referia a uma “solução” tipo  “exterminação” que, vendo bem, tem alguma coisa a ver com “calibre”…

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Governo, Presidente da República, Sociedade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s