Corrupção: muita parra e pouca uva

Corruption political poster -O Relatório da Comissão Europeia sobre a corrupção publicado hoje aponta como o maior problema comum à Europa, em matéria de corrupção, a atribuição de contratos públicos e a actuação dos políticos.

No que respeita a Portugal, os dados são algo contraditórios. Segundo o Relatório, em alguns países, entre os quais, Portugal, o suborno surge como raro (1 a 3%), mas a corrupção em sentido amplo é uma preocupação séria: apesar de ser relativamente baixo o número de inquiridos que nos últimos 12 meses alegaram terem-se visto numa situação em que era suposto pagarem suborno, a percepção sobre a corrupção  é elevada (90%), fortemente influenciada pelos escândalos políticos recentes e pela crise financeira e económica.

No que respeita às empresas, a nível europeu, mais de 4 em cada 10 empresas consideram a corrupção sob a forma de clientelismo e nepotismo como um problema que dificulta a realização de negócios. Em Portugal 68% das empresas consideram que a corrupção é um problema grave.

Como dados positivos para Portugal, o Relatório aponta como boa prática de reforço da transparência, o portal  de  adjudicação de contratos públicos.

O Relatório é um documento com muito interesse que merece analisado. A metodologia encontra-se exposta num anexo, o que credibiliza os dados apurados. Pena é que o link de acesso  aos documentos e aos nomes dos membros do grupo que em cada país contribuíram para a sua realização esteja inactivo:  http://ec.europa.eu/transparency/regexpert/detailGroup.cfm?groupID=2725.)

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Justiça, Política com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Corrupção: muita parra e pouca uva

  1. O relatorio do FMI sobres as dificuldades nacionais a fazer a reforma do estado é uma peça importante para ler e meditar antes de se votar -isto para quem gosta de pensar bem antes de escolher os próximos holandinhos. Bem mais directo do que este caldo de galinha da maquina de sonhos em que se transformou a burocratica UE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s