A campanha começa mal

Rangel destacou a ausência do cabeça de lista do PS no congresso dos socialistas europeusA escolha de Paulo Rangel para cabeça de lista da coligação fazia crer que a campanha eleitoral poderia ter alguma profundidade e substância, nomeadamente no debate sobre a Europa, de quem hoje Portugal depende mais do que de qualquer  governo do país. É certo que havia alguma más lembranças da campanha anterior de Rangel nomeadamente a célebre “asfixia democrática” inventada por ele que, por ironia, viria a ser praticada na perfeição pelo seu correlegionário Miguel Relvas.

Depois soube-se que Nuno Melo, embora em 4.º lugar na lista, é efectivamente o n.º 2  e aquele que disputará a Rangel os melhores soundbites contra o PS e contra Seguro. Nuno Melo é um político ambicioso e demagogo, as suas prestações semanais na Antena 1 têm mostrado um político populista, à semelhança de Portas, e quererá usar a campanha eleitoral para mostrar serviço ao seu chefe e ao seu partido. Rangel será contaminado pelo estilo populista  de Nuno Melo e será tentado a  ultrapassá-lo nos ataques ao PS.

Esta estratégia dos dois líderes da lista da coligação ficou bem patente nos seus discursos deste sábado, qual deles o mais  demagógico, ao tentarem desfocar a discussão do papel de Portugal e do actual governo na Europa, centrando os ataques na liderança do PS.

Vendo bem, percebe-se a estratégia. Paulo Rangel tem pouco a ver com Passos Coelho e o seu governo. Foi aliás seu opositor na campanha para a liderança do partido e, como bem escreve hoje Pacheco Pereira no Público, em questões europeias Rangel “no PPE ele alinha com o europeísmo mais extremo, onde até agora o próprio PSD era muito mais moderado (…)” . E sobre o CDS, Pacheco também não poupa nas palavras:o CDS engole tudo que se lhe põe no prato, é interessante ver como este partido, recentemente convertido à “eurocalmaria”, pode fazer parte de uma lista encabeçada por um “euro-extremista”.

Sob pena de incoerência, Rangel não quererá comprometer o seu futuro político fazendo uma campanha de defesa do governo e da sua política europeia, uma política de obediência à troika, sem dignidade nem inteligência. Daí que apontar ao PS é  a maneira mais fácil de não falar do PSD nem do governo.

Quanto a Nuno Melo nem precisa de mais nada: basta-lhe bater a tecla da “bancarrota” e usar os soundbites que Portas lhe vai ensinando.

Vai ser difícil a Francisco Assis lidar com esta dupla de “atiradores”. A sua pouca vocação para a demagogia vai deixá-lo a falar sozinho.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Jornalismo. ligação permanente.

2 respostas a A campanha começa mal

  1. Antónimo diz:

    Não tenho dúvidas de que Rangel está à esquerda de Vital e de Assis, que começou ainda pior a campanha no que toca a esquerda e que se for eleito apenas promete aliar-se e amigar-se com a direita do partido social-democrata europeu, vincando mais e mais a linda Europa que temos tido à custa de maastrichts, euros, tratados orçamentais e lisboetas, e braço dado nos imperialismos alemães que também se apontam à Jugoslávia ou à Ucrânia. Ainda para mais lembram-se de escolher um SPD aliado da merkl para pôr a concorrer ao lugar de Barroso.

    Vai-se bem vai.

  2. Vicente Silva diz:

    Nem outra coisa será de esperar da dupla Rangel/Nuno que não seja o ataque cerrado ao PS porque é por demais evidente que os coligados não têm qualquer ideia sobre a Europa,limitando-se a serem meros espectadores nas reuniões dos órgãos da CE..
    Claro que o Assis vai estar sob o fogo cruzado de dois snipers,posição nada cómoda, mas é sempre possível e usando a inteligência inverter a situação se forem usadas as armas adequadas,tanto mais que as da dupla estão por demais enferrujadas e gastas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s