Quando os jornalistas são notícia

Coincidência ou não, poucos dias após Judite de Sousa ter dado uma entrevista em que “fala de tudo”  à revista Notícias TV” – uma publicação dedicada a temas e  protagonistas da televisão – o Diário de Notícias publica na sua secção “DN Pessoas” esta peça:

Judite de Sousa tem novo amor

Num primeiro momento, o pensamento óbvio que esta peça suscita é o de  que se trata de  uma intromissão na vida privada da jornalista. O segundo pensamento, relacionado com o primeiro, é que a “notícia” não tem qualquer interesse público que justifique a sua publicação num jornal com o perfil do DN, nem mesmo numa secção dedicada a “Pessoas”.

Porém, num segundo momento, podemos aprofundar a reflexão: Judite de Sousa é uma jornalista de televisão, profissionalmente destacada pelas funções que desempenha na TVI e desempenhou na RTP – directora adjunta de informação – e pelos programas que protagoniza  em entrevistas com as elites políticas, económicas e financeiras do País,  ou como anfitriã (de Marcelo Rebelo de Sousa ou  António Vitorino). Depois, porque foi casada com um político destacado, também ele  figura pública da televisão, cujo recente divórcio obteve uma mediatização invulgar, tratando-se de uma jornalista.   Judite de Sousa não é pois, “apenas” uma jornalista. É também uma figura pública e uma “vedeta” do “jetset” nacional, como atesta a sua presença em festas e outros eventos sociais com larga repercussão nas revistas chamadas cor-de-rosa.

Aparentemente, Judite de Sousa assume a sua faceta mundana, talvez porque, sendo simultaneamente jornalista e figura pública, sabe que  a fronteira entre a esfera privada e a esfera pública é menos rígida sendo ela também uma figura pública do que seria se fosse apenas  jornalista. Aliás, é vulgar ouvir  jornalistas, e não só, afirmarem que as figuras públicas não têm vida privada mesmo depois de deixarem de o ser, aplicando este princípio sobretudo aos políticos.

A coincidência que noto entre a sua entrevista à Notícias TV e a publicação no DN da peça sobre o seu “novo amor”, deriva do facto de na citada entrevista, aliás excelentemente conduzida por Nuno Azinheira, Judite de Sousa ter (nas palavras do entrevistador) “aberto a porta” para ele fazer “a pergunta” sobre se Judite tinha “reencontrado o amor”, ao que Judite respondeu: ” A isso já não vou responder-lhe…”.

Concluindo: a velha máxima de que “o jornalista não é notícia” não se aplica aos jornalistas da televisão cuja visibilidade deriva de funções que requerem grande exposição ou  é  deliberadamente procurada pelos próprios.

Que as revistas especializadas em explorar a vida privada das figuras públicas estejam interessadas na vida amorosa  de Judite de Sousa, não é novidade. Mas  se  jornais ditos de referência optam por confundir-se com essas revistas, cabe aos leitores decidirem se preferem o original ou a cópia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Sociedade, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

2 respostas a Quando os jornalistas são notícia

  1. B.P. diz:

    1.
    Tretas, a Sô-Dona Judite está a fazer pela vidinha, a auto-promover-se…
    2.
    Claro (coment. anterior).
    3.
    Deixa-me lá eu ir… Como diziam as mulheres no soalheiro, na minha terra, ou quando iam à fonte, por água, e ficavam lá esquecidas, horas a fio, a conversar o farrapo.
    Isto – revistas, DNs, pivotes (gosto do termo…) – isto tudo é o soalheiro lisboeta, não nacional, que não tem projecção, lisboeta.
    Que lhes faça bom proveito. Mas não chateiem…

  2. J. Madeira diz:

    Há muito que o DN deixou de ser um jornal de referência!
    Basta ir lendo com regularidade as crónicas do seu Provedor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s