Jornalistas ao engano

Ricardo Araújo Pereira novo programaCheguei à notícia através da crónica de Nuno Azinheira, no DN.

Segundo Nuno Azinheira, os jornalistas foram convocados pela TVI para uma conferência de imprensa no estúdio do Jornal das 8, cujo tema não foi divulgado. Mesmo assim, acorreram em grande número. José Alberto de Carvalho, o apresentador do Jornal das 8 desse dia, anunciou ao longo da emissão uma comunicação de Ricardo Araújo Pereira, cujo conteúdo ele próprio disse desconhecer. Era, obviamente, uma brincadeira, como se deduzia pelo sorriso de José Alberto, destinada a apresentar um novo programa de humor de Ricardo Araújo Pereira, que, com a graça habitual, explicou o que vai ser o novo programa.

Araújo Pereira terá certamente muito êxito dada a sua indiscutível qualidade e inteligência. Daí que me pergunte se a TVI tinha necessidade de fazer a promoção do programa no meio do principal bloco informativo, ainda por cima convocando jornalistas para assistirem à cena.

Mais estranho é que “mais de duas dezenas de jornalistas”, segundo José Alberto de Carvalho, tenham comparecido no estúdio da TVI sem saberem para quê. Foram ao engano e só podem ter-se sentido manipulados, mas não se conhece qualquer reacção, à excepção da crónica de Nuno Azinheira.

Todos nos recordamos das críticas e posições públicas de jornalistas, aliás justificadas, quando são convocados por partidos políticos ou governos para conferências de imprensa em que não há perguntas mas apenas discursos. Desta vez, os jornalistas não conheciam o tema, não havia perguntas e a “notícia” era uma brincadeira da TVI mas, salvo a excepção referida, não reagiram.

Que a TVI promova os seus programas e as suas vedetas, é natural e desejável. Que o faça em espaços noticiosos, é deontologicamente reprovável. Que os jornalistas se prestem a participar em conferências de imprensa sem saberem a que se destinam, é preocupante.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo, Sociologia dos Média, Televisão. ligação permanente.

Uma resposta a Jornalistas ao engano

  1. J. Madeira diz:

    Pois, dizem que é o princípio do vale tudo!
    Quanto a Jornalistas e deontologia … a vida não está fácil!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s