Porque quis Barroso falar do BPN… agora?

Durão+BarrosoNa entrevista de Durão Barroso ao Expresso, aliás muito comentada e citada, estava por esclarecer aquela parte em que Ricardo Costa, o entrevistador, refere que Durão Barroso já no fim da entrevista, comentou que estava à espera de uma pergunta sobre o BPN (cito de memória). Foi então que Barroso disse  a Ricardo Costa: “Quando eu era primeiro-ministro chamei três vezes Vítor Constâncio a São Bento para saber se aquilo que se dizia do BPN era verdade”.

Esta afirmação não  saíu a Barroso no meio de uma resposta. Barroso quis dizer o que disse e fê-lo por alguma razão. Não sabemos se Barroso esperava que Vítor Constâncio ficasse calado. Mas talvez não esperasse que Constâncio  convocasse os jornalistas portugueses, em Atenas, à margem do Ecofin, para o contradizer, como aconteceu. Para mais, Constâncio sempre mostrou pouca apetência para falar com jornalistas, nem mesmo quando lhe competia falar, quanto mais chamá-los de propósito, fora do País, ainda por cima sobre o BPN que tanto  o desgastou quando era governador do Banco de Portugal e passou  horas a depôr nas Comissões Parlamentares. Mas o facto é que Vítor Constâncio chamou os jornalistas e desmentiu Barroso.

Resta então saber porque razão Barroso quis falar sobre o BPN, acusando Constâncio de negligência, ainda por cima a despropósito e sem dar pormenores sobre as alegadas conversas que diz ter tido com Constâncio.

Por outro lado, politico até à medula como é, Barroso não podia ignorar que alguém cavalgaria a informação, como fizeram os inefáveis deputados Duarte Marques e Nuno Melo (este último bem precisado que está de alimento para o tema do “despesismo socialista” que elegeu para a campanha eleitoral).

Uma interpretação possível para Barroso querer falar agora sobre o BPN pode ser o desejo de fazer  um “servicinho” à maioria, com os olhos postos em Belém. Ou “apontar” a Constâncio desviando as atenções de um eventual balanço do seu mandato agora que se aproxima a campanha eleitoral para as europeias.

Mas…  e se Barroso mentiu e Constâncio tem razão quando afirma nunca ter sido convocado por Barroso para falar do BPN? E porque quereria Barroso falar do BPN, quando era primeiro-ministro, e novamente agora na sua entrevista ao Expresso? Saberá Barroso alguma coisa sobre o BPN que queira que se saiba para  “entalar” algum   potencial rival numa qualquer corrida futura, em Portugal ou lá fora?

São muitas coisas por explicar…quem poderá fazê-lo? Quererão Duarte Marques e Nuno Melo, chamar Barroso para concretizar o que quis dizer e deixou a meio?

É que Constâncio já falou muito sobre o BPN. Barroso é que não!

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Política com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Porque quis Barroso falar do BPN… agora?

  1. Manolo Heredia diz:

    Bastava falar com o camarada Dias Loureiro para saber o que se passava no banco. A conversa com V.Constância foi outra; foi para lhe pedir que aguentasse mais uns tempos antes de pôr em causa o banco-do-PSD.
    De resto, nessa altura, houve um jornalista que publicou uma pequena notícia sobre os zum-zuns e foi imediatamente despedido pelo tio Balsemão.
    Nunca pensei que houvesse tantas virgens neste país!

  2. Pingback: A diatribe de Barroso contra Constâncio voltou o feitiço contra o feiticeiro | VAI E VEM

  3. maria diz:

    Claro, que isto não passa de uma estratégia. Não esperava ele é que Constâncio viesse em sua defesa e foi bem claro em poucas palavras, chamou-lhe mentiroso. Aliás, a mentira, parece vírus neste partido!

  4. J. Madeira diz:

    É como diz, D. Borroso fez questão em falar no BPN, por alguma razão que
    só ele pode clarificar! Porque se for feita uma pesquisa, à época em que foi
    P. Ministro, o falatório versava sobre os financiamentos aos partidos daí ser
    o PSD o previligiado! Não parece verosímil essa conversa com o governador
    do BdP … ainda se estava longe do BI e dos Off-Shores, e outros grandes
    “negócios”! Não passa de mera manobra de diversão … gato escondido c/rabo
    de fora!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s