Ninguém gosta do DEO….

Maria LuísFinalmente o DEO foi apresentado. A sua principal “criadora” – a ministra das Finanças – parecia feliz e contente, apesar de, segundo disse, o “parto” ter sido cerca das 3 horas da manhã. O primeiro-ministro explicou que a demora se deveu à necessidade de o “calibrar”.

A oposição criticou o nado, António José Seguro com particular veemência. A tónica das críticas incidiu sobre a “falta de palavra” do governo que falou em  baixar o IVA e afinal subiu-o. De facto, a incoerência é demasiado evidente. PSD e CDS apoiaram o DEO, Marco António, pelo PSD, formal e bem penteado fez o elogio do DEO.  Cecília Meireles do CDS, pálida e hesitante disse que a CES era um imposto (o que o governo sempre negou) e que vai deixar de o ser.

Mais significativo, os jornalistas em geral e os da área económica em particular, descolaram do discurso oficial. Todos “caíram em cima” do governo, embora com argumentos diversos.

O spin do governo não funcionou: não serviu de nada a fuga para o Correio da Manhã com a  notícia da “recuperação anual de 20%” dos vencimentos dos funcionários públicos ou a “saída limpa” para o Diário Económico. Estas boas notícias não foram suficientes para calar a indignação pelo aumento de impostos, que ficou como a marca principal do documento.

Conclusão: em três anos que leva de vida, o governo não fez o trabalho de casa e veio agora a correr apresentar um documento incoerente e sem visão estratégica feito para tentar obter alguns votos no grupo dos funcionários públicos e dos pensionistas, pensando que talvez não saibam ou não tenham paciência para estudarem o documento e verem que o que lhes é prometido não tem consistência nem anula o que lhes foi roubado.

Concebido à pressa e pela calada da noite o DEO nasceu torto. Tarde ou nunca se endireitará.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Economia, Política com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s