As primárias no PS e as redes sociais: aprender com Obama

Estudos académicos sobre a campanha presidencial para a eleição de Barack Obama defendem que Obama não teria sido eleito sem o uso inteligente e profissional que a sua candidatura fez das redes sociais e de todas as ferramentas disponíveis na Internet. Obama serviu-se das novas formas de comunicação para chegar aos eleitores. A grande novidade da campanha de Obama foi a capacidade de usar a internet para uma campanha alternativa à campanha tradicional, procurando as pessoas nos locais onde eles se encontram e oferecendo-lhes conteúdos adaptados aos seus interesses.

Em Portugal, os políticos ainda não exploram  as potencialidades dos novos media para chegarem aos cidadãos, limitando-se a usarem as redes sociais de maneira pouco profissional,  como meios de divulgação de notícias, discursos ou actividades, repetindo na internet os conteúdos das campanhas tradicionais.

Mas se as redes sociais podem  constituir-se como um trunfo para os políticos que sabem usá-las, elas podem ser mortais para um político que não perceba o efeito demolidor de uma palavra,  uma frase, uma imagem atiradas para a rede sem um objectivo bem delineado e pensado, estruturado e construtivo.

Usar as redes sociais para denegrir adversários, sejam internos ou externos, desabafando mágoas e frustrações directamente ou por interpostos apoiantes, é um acto de suicídio de quem o faz.

O post de António José Seguro de ataque ao seu adversário na corrida à liderança do PS é um mau uso das redes sociais que  pode bem ter um efeito boomerang.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Política, Sociedade, Sociologia dos Média com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s