O deputado Nuno Melo e o desmaio do Presidente

Em vão procurei na Internet uma imagem que conferisse credibilidade, mínima que fosse, ao violento ataque do  deputado europeu do CDS, Nuno Melo,  ao dirigente da FENPROF, Mário Nogueira,  na Antena 1, esta manhã, acusando-o de “espetáculo grotesco, exibição de palmas e de chacota, de riso e de gozo enquanto o Chefe de Estado desfalecia, que insultou todo um povo e vilipendiou uma nação”.

À falta de notícias sobre tão peremptória acusação, encontrei no blog Blasfémias a presumível fonte do deputado num post, tipo poema, intitulado “O pulha”, onde Nogueira (sem nunca ser nomeado) é acusado de ter sido filmado a  rir-se do desmaio do Presidente da República na cerimónia militar na Guarda.

Ao ouvir Nuno Melo pensei que a sua diatribe só podia resultar de ele próprio ter assistido à reacção de Mário Nogueira  e ter visto  a  “chacota, o riso e o gozo”  que citou na Antena 1. Pensei até que talvez Nuno Melo se encontrasse no meio dos manifestantes. Esperei então que  outros depoimentos confirmassem o comportamento de Mário Nogueira descrito  por Nuno Melo. Debalde. É que, tendo eu visto a cerimónia em directo na televisão não me recordava de ter visto tal cena. Continuei a procura até que  encontrei este  comentário ao post “O pulha” com um  link para uma fotografia do dito “pulha”:

pulha

Mário Nogueira 10 de Junho 2014

 

Não se sabe  quem tirou a fotografia nem em que momento foi captada, se antes se depois do desmaio do Presidente, sendo que o próprio autor do comentário se identifica apenas com um número.

Ora, como se viu pelas televisões, os manifestantes encontravam-se a enorme distância do púlpito onde o Presidente desmaiou e dificilmente podiam saber o que acontecera ao Presidente. Como é sabido, não é raro que quem acompanha no local acontecimentos que mobilizam muitas pessoas não se aperceba imediatamente do que acontece no centro desses acontecimentos, os quais, contudo, chegam rapidamente a quem os segue pela televisão. A razão é simples:  as câmaras de televisão e as objectivas dos fotógrafos fixam-se prioritariamente no palco dos acontecimentos e não na sua periferia onde geralmente se encontra o público.

Mário Nogueira terá, como sindicalista, cometido muitos erros, nomeadamente na “guerra” que fez à ministra Maria de Lurdes Rodrigues a meu ver uma das mais competentes titulares da pasta da Educação desde o 25 de Abril.  Mas afirmar que ele se riu do desmaio do Presidente e “bateu palmas de gozo”, como fez o deputado Nuno Melo, é “emprenhar pelos ouvidos”. A não ser que Nuno Melo tenha provas do que afirma.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Comunicação e Política, Política, Presidente da República, Rádio, Televisão com as etiquetas . ligação permanente.

13 respostas a O deputado Nuno Melo e o desmaio do Presidente

  1. Contumaz diz:

    Tudo bem.
    Mas que o Mário Nojeira é um enormíssimo pulha, É!!!!!!

  2. RFC diz:

    Adenda. Ops! Havia um ponto e espaço, ambos despropositados. Mas o caminho é o mesmo: http://blasfemias.net/author/helenafmatos/ .

  3. Caro RFC o link está inactivo…

  4. RFC diz:

    … Eu dei uma volta pelo google, passado pouco tempo e surgiu quase imediatamente um post da Helena Matos no Blasfémias com três ou quatro comentários (de leitores que se comentavam a si próprios, aliás!)… A ex-cabeleireira do P. assina ambos, sendo de facto a inspiração do Florimelo (linkado através da página do blog no FB porque a sua cabeça não dá para mais).

    Pode ver-se aqui o menu (permanentes, madeixas e cortes à twiggy bons para o calor): http://blasfemias.net/author ./helenafmatos/

  5. Antónimo diz:

    muito tardam as actualizações, deixando o contraditório enlentado.

  6. Só um BURGESSO como o Melo(so) pode ter estes ataques de histerismo bacoco … enfim … a não ser que achem que a jornalista também, ao sorrir, estava a troçar do “desfalecimento” do Anibal???

  7. Antónimo diz:

    A guerra feita à ministra de que Estrela Serrano gosta é tão legítima como a que agora faz a Crato com muito menor cobertura mediática. Mas ninguém é obrigado a concordar com os gostos e apreciações de Estrela Serrano, pois não? Se gostássemos todos de amarelo estávamos com o Estoril Sol e a Canarinha em vez do Benfica e da “Nossa selecção”

  8. Antónimo diz:

    Pior fazem Ferreira Fernandes, ontem; o blogue Câmara Corporativa que o ecoa; ou o blogue defender o quadrado, onde um respeitável general de quatro estrelas defende uma ideia restritiva de democracia e da política e (que aqui também já vi) reforça o ataque aos sindicatos e a opiniões divergentes feito pela filha.

  9. Pedro Soares Lourenço diz:

    Sei que não é correcto mas eu próprio não contive o riso, nem eu nem as dezenas de pessoas que almoçavam no mesmo restaurante que eu… foi gargalhada geral.

  10. Manuel Vilarinho Pires diz:

    Este filme mostra, ao minuto 1:35, se não o que o Mário Nogueira via do local aonde estava, o momento em que se riu, até porque, tendo sido transmitido em directo, não podia ter sido editado alterando a cronologia.

  11. Jorge diz:

    São os berros da derrota. São as bocarras de quem nunca soube perder e são os desabafos do menino de coro e sobretudo, coitado, mostra de imediato o seu nível.

  12. Jorge diz:

    São as bocarras da derrota que esse senhor Nuno Melo está a vomitar. Não sabe perder o que é uma coisa muita feia e seguidamente mostra de imediato o seu nível.

  13. EGR diz:

    O que verdadeiramente me perturba é que uma radio pública dê voz a um sujeito do calibre de Nuno Melo.
    Quanto ao resto, ou seja, a substancia do comentário, está perfeitamente de acordo com o nível do cavalheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s