O banqueiro que forçou o resgate sai de cena

Há já alguns dias que Ricardo Salgadoe o BES  não saem das capas dos jornais. O banqueiro português mais poderoso e mediático, ouvido com reverência por jornalistas e políticos, viu-se forçado a sair de cena. Não perdeu, é certo, todo o poder sobre o seu banco mas perdeu a influência que detinha no País. BES  capas 21 Junho 2014 diários

BES  capas 21 Junho 2014 semanários

Ricardo Salgado fazia parte daquele grupo de poderosos de quem os jornalistas falam com muito cuidado. Recordo-me de o jornal SOL se ter insurgido contra a publicação de nomes de banqueiros e gestores que foram objecto de escuta no processo “Monte Branco”, um escândalo de fraude fiscal e de branqueamento de capitais. E do papel de Ricardo Salgado e de outros banqueiros no pedido de resgate em 2011, segundo relatou a jornalista Judite de Sousa que os entrevistou na TVI dias antes do pedido de resgate.

Não deixa de ser estranho que durante estes anos pouco ou nada se soubesse sobre os negócios, as irregularidades e as embrulhadas que envolvem Ricardo Salgado e o BES, o que confirma o poder de um banco que era e é um autêntico  polvo, cujos “braços” se estendem a muitos sectores da vida nacional entre os quais a política e a comunicação social.

Nas últimas semanas a imprensa, com destaque para o Expresso, tem divulgado abundante informação sobre o BES. Mas fica a sensação de que, tal como noutros casos envolvendo entidades ou instituições poderosas, os media não foram capazes, ou não quiseram, investigar e revelar o que se passava no banco mais poderoso do País.

Perante as revelações das últimas semanas e o silêncio que as precedeu, fica sempre a dúvida sobre que outros casos poderão permanecer na sombra até não ser mais possível escondê-los.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Jornalismo com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a O banqueiro que forçou o resgate sai de cena

  1. Mário Mendes diz:

    É DADO MUITO IMPORTANTE, QUE VEM POR A NU, TODA A BURLA DE UM GRUPO DE TUBARÕES QUE LESARAM UM PAÍS E OS SEUS HABITANTES! ENXOVALHANDO O BOM NOME DE PESSOAS QUE TUDO FIZERAM, PARA EVITAR A DESESPERADA SITUAÇÃO EM QUE VIVEMOS! FAÇA-SE JUSTIÇA. UMA BARRACA, UNS CALÇÕES, PRAIA DO MECO COM ELE!!!

  2. O que esta Democracia tem varrido para “debaixo do tapete” é inacreditável !…

  3. Pedro Soares Lourenço diz:

    É bom recordar e que fique claro que nem foi o Sócrates nem o Passos Coelho que forçou o resgate, estes senhores mandam mais no pais que os governos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s